Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

13.9.11

D. DIOGO DE MENESES

D. DIOGO DE MENESES ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
LOCALIZAÇÃO BEM PENSADA. ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )


 ...A crise portuguesa de 1579 teve larga repercussão na Vila de Cascais, cujo trágico desfecho sofreu como poucas terras do País. Foi teatro da primeira investida castelhana no seu " assalto " a Lisboa para conquista da terra portuguesa, cujo direito, por morte do cardeal D. Henrique, Filipe II de Castela, arrogara.





RESTARIA ACRESCENTAR QUE FOI VÍTIMA DE TRAIÇÃO ( Foto de J.P.L. )



 Página sombria da história de Cascais, ...mas que  bem demonstra a intrepidez e a nobreza de carácter de quem esta Vila não mais poderá esquecer: D. Diogo de Menezes.

   Entregue a guarda de Cascais à sua reconhecida energia e lealdade para com o Prior do Crato, foi, porém, vencido pelo duque de Alba, após um desembarque ardiloso.

   A recusa formal de D. Diogo de Menezes e do alcaide Henrique Pereira em entregarem a Vila e a Fortaleza valeu-lhes o patíbulo e a forca.

   Bem ficaram merecendo desta heróica Vila estes dois valorosos portugueses.
 Que Cascais o reconheça...*


*Do livro . " Monografia de Cascais. "


Diogo de Meneses (governador da Índia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
D. Diogo de Meneses
Retrato de D. Diogo de Meneses. In Ásia portuguesa de Manuel de Faria e Sousa. Lisboa 1674
Governador da Índia Flag of Portugal (1521).svg
Período 1576 - 1578
Antecessor António Moniz Barreto
Sucessor Luís de Ataíde
2ª vez
Dados pessoais
Nascimento 1520
Morte 2 de agosto de 1580 (60 anos)
Progenitores Mãe: D. Cecília de Menezes
Pai: D. Diogo de Menezes, alcaide-mór de Castelo Branco
Dom Diogo de Meneses (c. 1520 - Cascais, 2 de agosto de 1580) foi um militar e administrador colonial português.

Biografia

Exerceu o cargo de capitão-mor da Fortaleza de Malaca e foi o 26.º governador da Índia,[1] de 1576 a 1578, em substituição de Rui Lourenço de Távora, que faleceu durante a viagem para o Estado Português da Índia.
 Durante o seu governo registou-se a derrota portuguesa na Batalha de Alcácer-Quibir, que contribuiu para a degradação progressiva do Império Português no Oriente.

Lutou ao lado de D. António de Portugal, Prior do Crato, contra a invasão do reino por D. Filipe II de Espanha na Captura de Cascais, vindo a cair prisioneiro e, posteriormente, a ser decapitado (ou enforcado) por ordem do Duque de Alba:

"Após atacar o Castelo de Setúbal, as tropas castelhanas iam submetendo os redutos anti-filipistas. Em Cascais, no mês de agosto, o Duque de Alba venceu a guarnição portuguesa enforcando o comandante dela, D. Diogo de Meneses, além do alcaide Henrique Pereira e dois artilheiros".[2]

Homenagens

D. Diogo de Meneses, Cidadela de Cascais (bronze de Augusto Gil, 2010).


Em sua homenagem, a 17 de abril de 2010 foi inaugurada no exterior da Cidadela de Cascais uma estátua sua, de corpo inteiro, em bronze, da autoria de Augusto Gil:
"26.º Governador da Índia chamado a organizar a defesa em Portugal contra a entrada do exército espanhol em território nacional, primeiro no Alentejo e depois em Cascais, tendo sido executado (na fortificação à data existente na Cidadela de Cascais) pelos invasores por não se ter entregue nem rendido."[3]

Referências


  1. [1]
Precedido por
António Moniz Barreto
Governador da Índia Portuguesa
15761578
Sucedido por
Luís de Ataíde
2ª vez
  • OLIVEIRA MARTINS, Joaquim Pedro de. História de Portugal (14ª ed.), Editora Guimarães, 1964.

  • Instituiçôes e governo espanhol no Brasil 1580-1640 por Roseli Santaella Stella. 2000, cf. Fortunato de Almeida. História de Portugal. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1926, t.IV, l.VII, p.23-24; Eduardo Ibarra y Rodríguez. España Bajo los Austrias, p.228