Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

26.11.20

JOSÉ MANUEL PRISTA ( Meteorologista ) )

 Foi com um sentimento de pesar que recebi esta notícia. Não conhecia o senhor pessoalmente, mas como alguns outros que pela televisão " convivem " connosco tinha por ele admiração. Repouse em paz.

Faleceu José Manuel Prista

José Manuel Prista2020-11-20 (IPMA)

O IPMA lamenta informar do falecimento de José Manuel Prista, vítima de doença prolongada. Parte assim do nosso convívio mais um meteorologista que, ao longo de décadas, informou, esclareceu e divulgou a meteorologia e o clima e foi uma das caras mais conhecidas e acarinhadas da meteorologia portuguesa, contribuindo para a construção da moderna meteorologia portuguesa.

Apaixonado desde sempre pela meteorologia, conhecedor profundo dos fenómenos meteorológicos e climáticos, José Manuel Geoffroy Prista, nascido a 21 de março de 1940, foi previsor meteorológico durante toda a vida profissional, chefiando na divisão de informação a apresentação televisiva do "estado do tempo", e supervisionando a Meteorologia em Macau e nos Açores, entre a década de 70 e meados dos anos 2000, interessando-se em particular pelo papel da atmosfera no desencadeamento e propagação de incêndios rurais.

Tornou-se conhecido dos portugueses através das apresentações que fez na televisão ao longo de décadas, onde sempre combinou a grande capacidade de comunicador com a interpretação científica dos processos atmosféricos.

Até ao fim dos seus dias, foi um apaixonado pela meteorologia, colecionando adágios e provérbios populares relacionados com o tempo e os fenómenos atmosféricos, fotografando cataventos pelo país fora e, nos últimos tempos, efetuando pequenas previsões domésticas a partir de uma pequena estação meteorológica montada num terreno junto à sua casa.

O IPMA endereça à família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências.