Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

27.9.13

FALCÃO PEREGRINO NAS FALÉSIAS DA GUIA

Espectacular esta pequena ave de rapina que, um destes dias, observei poisada numa das falésias da Guia junto da  Boca do Inferno .

Com a minha pequena câmara que sempre levo comigo na bicicleta, lá a consegui fotografar, segundos antes desta se lançar no abismo, sem qualquer tipo de problema.

FALCÃO PEREGRINO NAS FALÉSIAS DA GUIA ( Foto de J.P.L. em 2013 )

Falcão-peregrino

O falcão-peregrino é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes exceto na Antártida. 
A espécie prefere habitats em zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrado em grandes cidades como Nova Iorque.
 Na América do Sul, ele só surge como espécie migratória, não nidificando aqui. 
 
Como ave reprodutora, é substituído na América do Sul por uma espécie similar e um pouco menor, o falcão-de-peito-laranja.
 
 Atualmente a ave é considerada o animal mais veloz do mundo, podendo atingir cerca de 320 km/h ou mais.
  • Nome científico: Falco peregrinus
  • Classificação biológica: Espécie
  • Comprimento do corpo: 0,34 m – 0,58 m
  • Comprimento da cauda: 0,13 m – 0,19 m
  • Envergadura: 0,74 m – 1,20 m
  • Peso: 0,4 kg (0,88 libra) – 0,8 kg (1,76 libra) (Macho) · 0,9 kg (1,98 libra) – 1,5 kg (3,31 libra) (Fêmea)