Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

5.9.23

EUMETNET - NOMES DE TEMPESTADES PARA A ÉPOCA 2023 / 2024.

 

Lista de Nomes de Tempestades

2023-09-01 (IPMA)

O início do mês de setembro marca o início de uma nova época de nomeação de tempestades extratropicais na Europa. As novas listas de nomes tornam-se efetivas nos diferentes grupos europeus e, no caso do grupo sudoeste (SW) - onde Portugal pertence (através do IPMA) - a lista de nomes de tempestades aprovada encontra-se na imagem abaixo.

A nomeação de tempestades tem como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação para a prevenção e a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco; assim como melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e com a estrutura de proteção civil, facilitando a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa.

É atribuído um nome a todas as depressões extratropicais que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos, ou que tenha um impacto no território que mereça especial atenção de vigilância meteorológica. O primeiro país que emite esse aviso dá o nome à depressão/tempestade e informa os restantes países, que deverão manter o nome.

Deve-se notar que uma depressão a que foi atribuído um nome por outro Serviço Meteorológico - por originar vento muito forte numa determinada região da Europa - poderá ter outros ou até nenhuns impactos sobre o nosso território. Por outro lado, sendo a intensidade do vento o critério escolhido para dar o nome a uma depressão, é possível a ocorrência de tempestades às quais não foi atribuído qualquer nome, mas que podem ter associada precipitação, trovoada, queda de neve ou agitação marítima com um impacto significativo no nosso país e resultem, pois, na emissão de avisos meteorológicos.

A atribuição de nomes a tempestades é um projeto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa, sob os auspícios da EUMETNET. O IPMA pertence ao grupo sudoeste (SW), no qual se incluem os serviços meteorológicos de Espanha (AEMET), de França (Météo-France), da Bélgica (RMI) e do Luxemburgo (MeteoLux).

 

  • Tempestade Gaston, Açores, 23/09/2022 (13:10:05 UTC)

    Tempestade Gaston, Açores, 23/09/2022 (13:10:05 UTC)

  • Lista aprovada de nomes de tempestades 2023-2024

    Lista aprovada de nomes de tempestades 2023-2024