Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

18.3.14

DEUSES INSPIRADORES DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES


               III    -    Pela maior parte as inspiradas pela natureza, e pela necessidade.

 APOLLO - Simboliza a musica, a poesia, e com o nome de PHEBO adoravam nele o Sol; representa-se coroado de louro,com uma lira na mão; e como Sol, num carro puxado por quatro cavalos que lançavam fogo das narinas.

CERES --- Simboliza a agricultura, e os beneficios que os homens colhem da cultura da terra, representam-na coroada de espigas, com uma foice numa das mãos, e na outra uma gavela, ou molho de trigo.

BACO ---- Simboliza a cultura da vinha, e o bom ou mau uso que os homens podem fazer do licor que ela produz, representam-no sob a figura de um mancebo coroado e alegre, ordináriamente coroado de parras, ou de hera: tendo sobre os ombros uma pele de tigre, na mão o tirso, vara enlaçada de parras, ou folhas de hera, por ser esta planta própria para dissipar os vapores do vinho; e num coche puxado por tigres.

MERCÚRIO - Simboliza a eloquência, o comércio, e também as fraudes que nele se cometem; pelo que é chamado o deus dos ladrões: era o mensageiro dos deuses, e como tal representam-no com asas nos pés e no chapéu ( Galerus )  tendo em uma das mãos a vara, chamada  Caduces, sobreposta também de asas e com duas cobras enroscadas; e algumas vezes na outra mão uma bolsa, e um galo aos pés.

ESCULAPIO - Simboliza a medicina, ou a conservação da vida e da saúde, representam-no sob a figura de um velho de crescidas cãs, com uma cobra, emblema da prudência, enroscada na mão, ou no braço, ou num caduceo; e um galo ao lado.