Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

9.11.13

HAIYAN O TUFÃO

Será considerado  um dos maiores desastres naturais, certamente, este gigantesco e medonho furacão. Dadas as suas características está a deixar perplexos os cientistas que o monitorizam  devido à sua intensidade.

 Formou-se no mar das Filipinas onde as águas são tudo menos frias, como é óbvio, pois só assim surgem estes fenómenos associados a àguas com temperaturas nunca inferiores a 20º .

O PERCURSO ESPERADO
 
Acompanham esta tormenta ventos superiores a 350 km / h .

 Quando o mar atingir as regiões litorais haverá uma grande onda " Storm Surge " causada pela súbita mudança de pressão. Semelhante às causadas por alguns " tsunamis " receia-se que possa atingir os 15 metros de altura.


HAIYAN

O impacto deste ciclone será agravado pelo facto de atingir uma das zonas do globo mais pobres e densamente povoadas, com cerca de 100 milhões de habitantes.
O dia de hoje, 9 de Novembro, o de amanhã, e o dia 11 serão decerto calamitosos para seres humanos, para os animais e para a flora de toda a região.


Filipinas *                 Notícia de hoje dia 11 -               Tufão Haiyan pode ter morto mais de dez mil pessoas



 

Tufão Haiyan

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2013-11-09 19:21 e 2013-11-12 19:21

 Tufão Haiyan

 Na passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas no dia 9 de novembro foram registados ventos máximos da ordem de 170 kt (aproximadamente 315 km/h), sendo considerado um tufão de categoria 5.

 Quando atingiu as Filipinas, este tufão tinha uma dimensão equivalente à distância entre o Mar Mediterrâneo e os países nórdicos.Um tufão é um ciclone tropical com origem no Pacífico Ocidental, caracterizado em categoria pela escala de Saffir-Simpson, a mesma escala que caracteriza os furacões no Oceano Atlântico.

Comparando o tufão Haiyan com dois dos furacões mais intensos que atingiram terra, o furacão Andrew, que atingiu a Florida nos Estados Unidos da América no ano de 1992, com ventos máximos de 280 km/h, ou mais recentemente, com o furacão Katrina que atingiu a costa leste dos Estados Unidos da América no ano de 2005, também com ventos máximos de 280 km/h, este tufão poderá ser classificado com o ciclone tropical mais intenso alguma vez registado.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a entidade responsável pela monitorização dos ciclones tropicais do Pacífico Ocidental, este tufão continuará numa trajetória que irá atingir o Vietname, com rajadas máximas de vento que poderão atingir os 120kt (cerca de 220 km/h), seguindo para o sul da China, onde deverá chegar no dia 12 de novembro.

 Nesta sua trajetória por terra, o tufão Haiyan vai diminuindo a sua intensidade. Sáb, 09 Nov 2013 19:21:36