Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

3.7.19

SEIS MISTÉRIOS POR RESOLVER

1. Esferas gigantes na Costa Rica
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

Em 1930, diversos trabalhadores estavam limpando uma área na selva da Costa Rica para dar lugar a uma plantação de bananas, quando de repente se depararam com essas pedras perfeitamente esféricas. Os descobridores achavam que havia ouro dentro delas, e então explodiram algumas com dinamite, mas não havia nada além de pura rocha.
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

Ninguém tem ideia de quem criou essas esferas, muito menos sabem de sua utilidade. Há uma teoria de que simbolizam corpos celestes, mas outras pessoas sugerem que eles poderiam ter servido para marcar fronteiras.
2. A bateria de Bagdad
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

Ainda na década de 1930, mas em Bagdad, Iraque, arqueólogos encontraram uma longa jarra com uma haste de ferro, um cilindro de cobre e outra barra de ferro dentro dele. Especialistas concluíram que este artefato era uma bateria mesopotâmica que produzia uma corrente elétrica de 1 volt. Alguns sugerem que esta bateria foi usada para galvanoplastia de ouro, mas isso é apenas uma suposição. Outro mistério ainda não descoberto é por que esta tecnologia caiu em desuso por tanto tempo até o desenvolvimento de outras fontes de energia.
3. O Manuscrito Voynich
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

O Manuscrito Voynich é o livro mais indecifrável do mundo. Para começar, ninguém sabe quem o escreveu, onde e por quê, muito menos identificar o idioma. Ninguém sabe do que se trata, até mesmo as várias imagens e símbolos.
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

Na história da literatura, vários escritores usaram códigos dos quais apenas algumas poucas pessoas podiam entender, mas alguns deles foram decifrados por (como os diários de Samuel Pepys). No entanto, este livro, ao que tudo indica, vai permanecer indecifrável para sempre, a menos que você ou alguém quebre a cabeça para encontrar a descoberta.
4. Estatuetas Incas Douradas
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

Estas estatuetas douradas foram criadas por Incas, mas até hoje ninguém sabe qual a utilidade delas. O curioso sobre os animais misteriosos é que eles parecem ser feitos para fins de aeronáutica, uma teoria testada em 1996 por dois construtores alemães de aeronaves modelo, Peter Belting e Algund Eeboom.
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

O que eles fizeram foi construir réplicas de escala com motores e um sistema de rádio controle, e então testaram para ver se daria certo. Eles ficaram encantados ao ver que voavam perfeitamente, e que poderiam permanecer no ar e até realizar manobras mesmo com os motores desligados. No entanto, o uso dessas estatuetas no período Inca ainda é desconhecido.
5. O Disco Genético
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

Este antigo disco de 6 mil anos foi descoberto na Colômbia pelo professor Jamie Gutierrez. É feita de uma rocha basáltica resistente chamada lydite. Seus símbolos misteriosos retratam, em ordem, uma sequência do nascimento humano. Começa com imagens de uma relação, e posteriormente a roda mostra o espermatozoide, o óvulo, o óvulo fecundado e os vários estágios do desenvolvimento fetal. Como isso poderia ter sido possível tantos anos antes da invenção do microscópio? Impossível dizer. Alguns tentaram dizer que o disco é uma fraude, mas não há nenhuma prova sobre isso também.
6. A Máquina de Anticítera
 6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

Até hoje, este é considerado o mais antigo computador analógico na história da humanidade, criado há milhares de anos, muito antes da invenção do relógio. Foi feito entre os anos de 150 e 100 antes de Cristo (a.C.). Foi descoberto em um naufrágio na ilha de Antikythera, na Grécia, em 1901.
6 Grandes mistérios indecifráveis da humanidade

Especialistas acreditam que a máquina foi usada para prever posições astronómicas e eventos importantes da história, como eclipses solares e o surgimento das Olimpíadas. Embora o mecanismo seja um trabalho de génio, aparentemente a teoria grega não era suficientemente adequada para ajudar a produzir uma máquina tão precisa. Ainda assim, é impressionante pensar que os gregos estavam avançando na construção de máquinas, mesmo que este conhecimento tenha sido totalmente perdido, e os cientistas que vieram posteriormente tiveram que começar de novo a partir do zero.*

Fonte. Tudo por EMail

OS 10 MAIS RICOS DE PORTUGAL

Forbes divulgou a lista dos 50 milionários portugueses e

 a família Amorim mantém a liderança.

© Lusa SIC Notícias 
 
A revista Forbes divulga, na edição de julho, a lista dos 50 milionários portugueses donos de uma fortuna de 24 mil milhões de euros, com Fernanda Amorim a manter a liderança com 4.173 milhões de euros.

Segundo um comunicado da revista Forbes Portugal, uma das novidades da lista dos portugueses mais ricos resulta do facto de o fundador da Farfetch,

 José Neves, ter subido para a quarta posição com uma fortuna avaliada em 1010 milhões de euros.

O comunicado apenas refere que, na edição de 2018, José Neves figurava no Top 10, sendo um dos 18 milionários que construíram fortuna a partir do zero.

Outra entrada é a do empresário e dono da Douro Azul, Mário Ferreira, que vendeu 40% da Mystic Invest Holding, o que lhe permitiu figurar no Top 20 do ranking com uma fortuna de 354 milhões de euros.

O Top 10 dos mais ricos de Portugal

No Top 10 divulgado pela Forbes, o segundo lugar é ocupado por Alexandre Soares dos Santos, cujos ativos são o grupo Jerónimo Martins e a rede de clínicas Walk'in Clinics.

A família Soares dos Santos é a segunda mais rica de Portugal com 3.554 milhões de euros.

Vítor da Silva Ribeiro e a família, dona de ativos como Alves Ribeiro Construção, Banco Invest e Mundicenter, ocupam a terceira posição com uma fortuna avaliada em 1.192 milhões de euros.

Este ano, outra novidade é a chegada de Dionísio Pestana ao quinto posto da lista com 681 milhões de euros, logo seguido por Maria Isabel Martins dos Santos, acionista da Jerónimo Martins.

O nome da dona da cadeia Pingo Doce volta a surgir na lista, já que o sétimo lugar é detido por Fernando Figueiredo dos Santos, cuja fortuna de 529 milhões de euros tem como principal ativo a Jerónimo Martins.

Luís Amaral, dono da retalhista com sede na Polónia Eurocash, surge na oitava posição da lista dos portugueses mais ricos que a Forbes divulga na quarta-feira.

Com uma fortuna avaliada em 525 milhões de euros, o dono da empresa de bebidas Refriango que atua em Angola surge na nona posição.

 Luís Vicente detém também o grupo com o mesmo nome.

O Top 10 fica completo com Luís Portela e a família, dona do grupo farmacêutico Bial, com uma fortuna de 502 milhões de euros.

 

Cristiano Ronaldo fica fora do Top 10

 

Sem revelar a posição que ocupa no ranking, a revista destaca ainda o facto do jogador de futebol Cristiano Ronaldo ser dono de uma fortuna líquida de 439 milhões de euros.

 Realça também no mundo do desporto o agente desportivo Jorge Mendes, que através da empresa Gestifute e de vários investimentos imobiliários acumula uma fortuna de 263 milhões de euros.

A revista lembra ainda que esta é a segunda vez que divulga a lista dos milionários de Portugal, cuja fortuna conjunta representa cerca de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A edição portuguesa da revista sublinha a diversidade de setores que estão representados, desde a indústria à tecnologia, da moda ao mundo do futebol e destaca que a lista deste ano continua a ser liderada pelo sexo masculino, já que é composta por 36 homens e 14 mulheres, donos de fortunas líquidas acima dos 190 milhões de euros.

Lusa