Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.6.23

MÚSICA A INCOMODAR NA PRAIA ? É proibido em praias marítimas sob jurisdição da Autoridade Marítima Nacional.

 


Com a chegada do verão e as temperaturas altas, são cada vez mais as pessoas a ir até à praia, um plano que, à partida, pode ser bastante agradável. Mas já esteve na praia e uma pessoa ou um grupo ao seu lado o incomodaram ao colocarem música alta? Agora vai ser proibido. As multas vão dos 200 aos 36 mil euros.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN), contactada pela CNN Portugal, esclarece que o uso de colunas de som portáteis que possam incomodar outros "está interdito" nas praias.

A proibição, enquadrada na lei das contraordenações ambientais, consta no Edital de Praia 2022.

Nesse sentido, é "interdita" a "utilização de equipamentos sonoros e desenvolvimento de atividades geradoras de ruído que, nos termos da lei, possam causar incomodidade", lê-se.

É proibido em praias marítimas sob jurisdição da Autoridade Marítima Nacional.

Se as pessoas estiveram a ser incomodadas, devem contactar o comando local da Polícia Marítima da área.

O valor das multas, que consta na Lei n.º 50/2006, de 29 de agosto, é variável. Para pessoas que estejam sozinhas, começam nos 200 euros e podem ir até aos 4 mil euros. Para pessoas coletivas, as coimas vão até aos 36 mil euros.

NASA mostra fumo dos fogos no Canadá a chegar a Portugal

 

De acordo com o organismo, a imagem foi captada pelas 11h10 da manhã de segunda-feira. Apesar da mudança na tonalidade do céu, a qualidade do ar mantém-se, quando comparada com a qualidade do ar nas zonas mais afetadas do Canadá e dos Estados Unidos.

Imagem da NASA mostra fumo dos fogos no Canadá a chegar a Portugal
Notícias ao Minuto

27/06/23 17:45 ‧ Há 17 Horas por Notícias ao Minuto

País Incêndios

Uma imagem de satélite divulgada pela NASA mostra a nuvem de partículas e gases dos incêndios no Canadá a chegar a Portugal continental, na segunda-feira. Na altura, o fumo concentrava-se no Norte do país e em Espanha, ainda que tenha atingido outros países que não estão representados na fotografia.

De acordo com o organismo, a imagem foi captada pelas 11h10 da manhã de segunda-feira. Apesar da mudança na tonalidade do céu, a qualidade do ar mantém-se, quando comparada com a qualidade do ar nas zonas mais afetadas do Canadá e dos Estados Unidos. Isto porque, conforme adiantou a NASA, a maioria do fumo que chegou à Europa situa-se numa altitude menos provável de afetar a saúde.

Já de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta nuvem de fumo deverá intensificar-se a partir desta terça-feira, dia 27 de junho, particularmente na região sul.

Segundo as previsões do serviço CAMS (programa Copernicus), a nuvem de partículas e gases deverá intensificar-se também na região dos Açores a partir de amanhã, dia 28 de junho, e na Madeira, a partir do dia 29 de junho.

“A nuvem de fumo tem-se mantido em altitude (acima dos 1.000 metros) e deverá dissipar-se na região de Portugal continental a partir da manhã de dia 29, mantendo-se ainda na região dos Açores”, apontou ainda o IPMA, em comunicado.

De notar que, na segunda-feira, a entidade deu conta de que esta nuvem de fumo “é constituída por partículas muito pequenas (< 2.5 micrometros) e por gases (especialmente monóxido de Carbono)”, sendo esperada “uma redução de visibilidade e uma redução do brilho do Sol, bem como do tom azul do céu”.

O IPMA assegurou ainda que continua a acompanhar a situação, podendo emitir uma nova atualização, caso se justifique.

Recorde-se que milhares de bombeiros de vários países do mundo, incluindo de Portugal, combatem os fogos ativos no Canadá, sendo a região mais afetada a província do Quebeque.

Leia Também: Reparou no céu? Fumo dos fogos do Canadá já chegou a Portugal continental