Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

26.3.24


Chuva, vento, neve e agitação marítima forte na semana da Páscoa no Continente - Comunicado Nº1

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2024-03-26 18:27 e 2024-03-27 23:59 Chuva, vento, neve e agitação marítima forte na semana da Páscoa no Continente - Comunicado Nº1

 NELSON foi o nome atribuído pela AEMET a uma depressão que estará centrada em 49.9N 14.6W às 14UTC do dia 27 de março.

 Este será o núcleo principal de uma vasta região depressionária, com ondulações frontais associadas, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, influenciando o estado o tempo em Portugal Continental.

De acordo com as previsões atuais dos modelos numéricos, prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até ao Domingo de Páscoa.

 Essa precipitação será frequentemente sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e das serras do extremo Norte, podendo em alguns períodos baixar a cotas a rondar os 1000 metros de altitude.Quanto à temperatura, prevêem-se valores sem alteração significativa ao longo da semana, apesar de uma subida da temperatura mínima no dia 27 e nova descida no dia 29, Sexta-Feira Santa. 

Serão registadas temperaturas máximas entre 15 e 20°C na região Sul, sendo entre 10 e 15°C na generalidade do Norte e Centro, e inferiores no nordeste transmontano e nas terras altas, onde em diversos dias não deverão superar os 10°C.

 As temperaturas mínimas deverão situar-se entre 5 e 10°C em boa parte do território, sendo em alguns locais do interior Norte e Centro entre 0 e 5°C, podendo ser pontualmente inferiores nas terras altas.

 Como consequência desta configuração meteorológica sinótica, também se esperam períodos com vento forte, a predominar do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/h, podendo ser superiores a 100 km/h nas terras altas.

Para o estado do mar espera-se agitação marítima forte num período de tempo alargado que pode ir até dia 30, em especial na costa ocidental, com ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa.

Dadas estas condições, foram emitidos Avisos Meteorológicos que serão atualizados ao longo da semana.Este comunicado será atualizado ao final da tarde de 27 de março

.Aconselha-se o acompanhamento das previsões e da emissão de avisos meteorológicos nos próximos dias, consultando: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativahttp://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Ter, 26 Mar 2024 18:27:49

IPMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

19:00 (há 1 hora)


para mim