Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

27.3.22

PORTUGAL O ANTES E DEPOIS COM A FAUNA

 


 

João Adrião

DOS HOMENS E DOS BICHOS:
 
A CONQUISTA DA MONTANHA
 
Mil anos de história contados pelo prisma do povoamento humano e animal das montanhas do centro do país.
Há lendas muito antigas de homens e bicharada no Centro de Portugal. Lendas dos tempos das Cruzadas, da Reconquista Cristã, do nascimento de Portugal, de quando estás montanhas foram fronteira... Lendas com o rei D. Diniz (Vide, Seia - Corço e Javali), com D. Sesnando, moçárabe governador do Condado Conimbricense (fundação do Mosteiro de S. Jorge, Coimbra. Veados), ou mesmo com D. Fernando Magno, primeiro rei de Castela - sobre o Mosteiro de Lorvão e seus famosos Veados.
Mas muito mais que lendas, abunda documentação a atestar que, pelos primeiros séculos do passado milénio, abundariam Veados, Corços, Gamos, Javalis e até Ursos, que encontramos mencionados em inúmeros forais, como sejam os de Seia, Covilhã, Guarda, Alpedrinha ou Côja, nas montanhas mais interiores, mas igualmente a oeste, em Santa Comba, Almaça ou Coimbra. De Montemor ficou o topónimo "Corço".
A fronteira avançou da linha da cordilheira central até ao mar Algarvio, com reis conquistadores e povoadores e à medida que o país se consolidava, estes animais foram rareando da faixa litoral e da metade sul do país, passando mesmo a gozar de proteção régia (que chegou por D. Afonso V aos Javalis da Serra da Estrela, cifrando-se o castigo em mil reis).
Todavia, nas montanhas a pressão humana cresceu devagar, e a bicharada continuava a abundar, razão que obrigava por exemplo os vizinhos da Lousã a que se revezavam para da Páscoa ao São João, correr o monte que acoitava Veados e Feras. Ou que motivou as exceções de D. João I a Pedrógão, Figueiró ou Sertã, que eram livres de caçar Veados e Javalis que estragavam pão e vinho.
Por essa altura estávamos já na epopeia de dar novos mundos ao mundo, e também esses novos mundos nos deram novidades, onde se incluíram novas técnicas e produtos agrícolas. O Milho, chegado no ínicio do séc XVI, constituiu uma autêntica revolução no NW, onde no final desse mesmo século, já era a cultura dominante. Cerca de metade dos povoados das Serras do Açor e Lousã, nascem por este e pelos séculos seguintes, levando os socalcos montanha acima.
Tempo de lendas fundacionais, como em Sobral Valado (Pampilhosa da Serra), com um monstro que seria provavelmente um Veado, ou no Piódão, tendo um Urso como protagonista, com a veracidade a ser atestada na região pela existência de Silhas e de variada Toponímia. Também a há relacionada com Cervídeos, e mesmo que "Unhais", "Vidual" ou "Cerveira" sejam incertos, "Vale da Corça" (Arganil) ou "Vale das Cervas" (Pampilhosa da Serra), não deixam dúvidas, tal como no Fundão o Monte e Ermida de N. Sra. Cervas...
Abundam destes tempos as corografias, os dicionários geográficos e, no rescaldo do Terramoto, as Memórias Paroquiais. Delas sabemos que Veados, Corços e Javalis ainda ocupavam no século XVIII as Serras da Estrela, do Açor, da Lousã e da Guardunha. Para esta última, o Padre Luís Cardoso ainda cita o Urso.
Terão sido os últimos, ficando apenas como memória as Lutas de Feras (como no Jubileu de Avô de 1635, com Lobos, Javalis e um Urso) e as grandes caçadas (como a de 1740 do Senhor de Linhares, irmão de D João V, que além dos muitos Lobos que matou, abateu 80 Veados, outros tantos Corços, e 51 Javalis)...
O séc. XIX foi palco de muita agitação e transformação: foram as invasões francesas e a guerra civil, assim como a perda do Brasil, as revoluções liberal e camponesa e o fim do antigo regime senhorial... Assentada a poeira, a população praticamente duplica. E entrados no séc. XX, com a sopa dos pobres na cidade ou 2 guerras mundiais, foi ali, nas madrastas terras montanas que as pessoas tiveram de arrancar o pão para a boca.
Entre o meio de um século e o meio do outro, dá-se o maior pico de pressão humana e o espaço para animais selvagens, mesmo nas ásperas e recônditas serranias, fica reduzido a pequenas ilhas. Nas Serras do Açor e Lousã, há aldeias (expl. Tarrastal, Góis) a nascer e a morrer neste período.
Os Cervídeos, tal como o Urso, já não existiam, ficando o Javali confinado a improdutivos barrancos, sobretudo junto às intratáveis encostas das margens do Zêzere (Pampilhosa da Serra, Oleiros). Isto verificou-se por todo o país: Cervídeos e Javalis desapareceram da Serra Algarvia, do Pinhal de Leiria, das Serras de Sintra e Arrábida, das Serras Beiradurienses... O Urso só esporadicamente nos visitou daí para cá. Só os muros das Tapadas salvaram Veados e Gamos. E até às Cabras com ferozes Cabrões do Gerês se sumiram...
O pós-guerra marca o fim deste mundo rural. Os jovens partiram, para a cidade ou para o estrangeiro, os mais velhos ficaram, mas foram morrendo. Escolas, Palheiros, Moinhos, etc, viraram ruínas. Os rebanhos desapareceram. Os socalcos encheram-se de Silvas e Giestas. Enormes extensões onde o homem deixou de pisar desenvolveram matagais impenetráveis, que só o fogo de quando em quando vai efemeramente limpando. Note-se que estes movimentos de urbanização e litoralização são, não obstante os ritmos, fenómenos globais...
As montanhas do Centro, após testemunharem o regresso em força do Javali ainda nos finais do século XX, viram também nos últimos 20 anos, e com influência do sector cinegético, desenvolverem-se boas populações de Veados e Corços. Mas não foi só aqui... Os Javalis regressaram a Sintra, à Arrábida, ao Pinhal de Leiria ou às Serras do Porto. Os Cervídeos voltaram à Serra Algarvia, à Beira Alta, ao Tejo ou ao Guadiana. A Cabra voltou ao Gerês e até o Urso nos visitou recentemente. Com espaço disponível como não havia há séculos, a bicharada voltou para ocupar os seus antigos domínios.

NOTAS:
1) Ao Veado, Gamo e Corço, Javali e Urso, juntam-se na história dos Montes Hermínios animais que preferi excluir. Um deles é o Zebro, dado que embora abunde toponímia e documentação, não há consenso sobre que animal seria. De igual modo os trabalhos do naturalista espanhol A. Cabrera levantam a possibilidade de aqui terem existido Cabras-bravas em tempos históricos. Todavia, não lhes encontrei quaisquer referências concretas e a falta delas, tendo em consideração a antiguidade da pastorícia e mesmo da transumância (mais de 6 milénios), leva-me a pensar que o seu desaparecimento pode ser muito anterior.
2) Este texto visou a Veação de grande porte das nossas montanhas, concretamente e em traços largos, a dinâmica das suas populações através da história. Traços que permitiram extravasar as montanhas para grandes marcos da nossa história coletiva, nacionais e mesmo mundiais. E não deixa de ser relevante que para o fazer, é dispensável a actividade venatoria em si (e falar de espingardas, de prémios, de armadilhas e venenos, etc.), tantas vezes apontada como causa única do impacto humano nefasto sobre esta bicharada. Pelo contrário, muito o sector tem ajudado os bichos no seu regresso...