Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

4.11.11

ALCÁCER DO SAL

ALCÁCER DO SAL. OS CAMPOS E A URBE ( Foto de J.P.L. Ano  de 2011 )



Dirigia-me para o Alentejo um destes dias de finais de Outubro quando, mais uma vez, observei esta beleza de cidade. 
O branco imaculado das suas casas, na margem direita do Sado um dos poucos rios que, na Europa, corre de sul para norte após percorrer cerca de 180 km desde a serra da Vigia até ao Atlântico, lá longe, em Setúbal. Alcácer do Sal e o seu rio já foram testemunhas de diversas lutas pela sua posse lembrando-me que, desde a pré-história até hoje aqui estiveram os povos fenícios, romanos e os árabes tendo o rei D. Afonso II em 1217  conquistado estes bens  em nome de Cristo até aos nossos dias.



ALCÁCER AS PONTES E OS ARROZAIS ( foto de J.P.L. Ano de 2011 )
O RIO SADO. UM SERENO RIO PORTUGUÊS. ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )

Aproveitei e tirei estas fotos na quais se vislumbram além da cidade,o castelo, os arrozais, a ponte ferroviária, tudo sob um céu outonal. 

Como sempre nestes casos ficou-me a pena de não ter tempo de visitar Alcácer e as suas belezas, como por exemplo o Castelo e algumas outras importantes relíquias que a cidade guarda na parte velha do burgo.
 Será outro dia.


      

© 2020 HERE

Alcácer do Sal

Alcácer do Sal
 
 
 
Alcácer do Sal é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Setúbal, região Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral, com cerca de 6 700 habitantes. É sede do segundo mais extenso município português, com 1 499,87 km² de área mas apenas 13 046 habitantes, subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Palmela, Vendas Novas e Montemor-o-Novo, a este por Viana do Alentejo e Alvito, a sudeste por Ferreira do Alentejo, a sul e oeste por Grândola e a noroeste, através do Estuário do Sado, por Setúbal.
  • Área: 1 480 km² (571,4 milhas quadradas)