Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

4.9.14

ANIMAIS MALTRATADOS.

                               LEI PUNE CRIMINALMENTE ABANDONO E VIOLÊNCIA

A nova lei sobre a penalização criminal dos maus tratos a animais prevê que:

" Quem infligir maus tratos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias".

Se dos maus tratos resultar a " morte do animal, a privação de importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção ", a moldura penal eleva-se para " pena de prisão até dois anos ou pena de multa até 240 dias".

O abandono de animais de companhia também passa a ser criminalizado: " quem tendo o dever de o guardar, vigiar ou assistir, abandonar animais de companhia, pondo desse modo em perigo a alimentação e prestação de cuidados, é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias ".