Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.9.15

CASCAIS AMBIENTE. HELP THE VICTIMS ! ! !

 Continuam os atentados à natureza e, no caso presente, aos pobres passarinhos que por esta altura do ano migram do continente europeu para o africano afim de passarem o inverno.

 Estas fotos obtive-as nas margens da ribeira das Vinhas junto á ponte de ferro que a transpõe  ao fundo do Vale Travesso ali nas chamadas Penhas do Marmeleiro, em Murches.

Como se não bastasse, por todo o caminho que percorri de bicicleta, encontrei vestígios das ratoeiras que um ou mais energúmenos ali colocam em plena luz do dia, a qualquer hora e na maior das impunidades.
 Percorri uns poucos Km e, por mero acaso, encontrei na Qtª do Pisão dois funcionários da Cascais Ambiente com quem troquei umas impressões sobre o caso demonstrando-lhes a minha indignação.

Afirmaram nada poderem fazer ainda que os actos criminosos ocorressem em propriedade sob a sua jurisdição como afirmaram e facilmente se comprova, o que compreendi, dado não serem agentes policiais.
  Porém estando   fardados e com uma carrinha pick-up ao seu dispor, em meu entender, bastaria a sua presença para pelo menos dissuadir os eventuais criminosos.
 Para o efeito deslocar-se-iam ao local retirariam as ratoeiras e abordariam o, ou, os sujeitos.

Porém... se até alguns se dão ao luxo de ali erguerem " cancelas " como se tudo aquilo fosse privado.

Uma pergunta...de que anda a Polícia Municipal, ou a G.N.R. com a sua S.E.P.N.A. à espera para ali passarem ?
Idealmente em dias de céu limpo, com a serra sem nevoeiro e um ligeiro vento norte / nordeste ou leste.
 É certinho que são bem sucedidos.


Depenar as avezinhas no local do atentado e deixar os vestígios.( Foto J.P.L. )
Até um assento o criminoso ( ou os criminosos) ali têm ( Foto J.P.L. )

 Enfim...mentalidades que se  inserem  no contexto de restante património que tanto custou a edificar e que está no mais completo abandono de que são exemplo flagrante o passadiço das  Penhas do Marmeleiro.


Era assim ... ( Foto J.P.L.)

Abandono completo. ( Foto J.P.L.)

Porquê ? ( foto J.P.L. )

                     Após o incêndio de meados de Julho ainda resta isto por queimar. ( Foto J.P.L.)


  E, no entanto, em Vale Travesso do passadiço  pouco resta e mesmo esse pouco está à mercê do fogo o que aliás sucedeu há bem pouco tempo com a destruição de parte dele.
 Houvesse vontade de quem de direito e nada disto se veria.
 Quanto custou o combate a esse incêndio ?

Canadair de combate aos fogos ( Foto J.P.L.
Quatro meios aéreos, dois pesados " Canadair " e dois ligeiros a que acresce dezenas de veículos dos sempre obnegados bombeiros os quais até sofreram na pele alguns ferimentos. Mas isto é outra história que um dia será contada.


Escusadamente. ( Foto J.P.L. )

O fim do passadiço ?  ( Foto J.P.L. )

Porquê ? ( Foto J.P.L. )

Porquê ? ( Foto J.P.L.)

Porquê ? ( Foto J.P.L. )

Mas há mais e mais situações que ocorrem pelo concelho sem que haja aparente vontade de as atenuar.
Digo isto como cascalense e não gostaria de serem  estas minhas palavras conotadas com qualquer critica a alguma organização partidária. Nada disso.
 Amo a minha terra e por ela pugno.

Nota importante. Cumpre aqui afirmar que, actualmente , Maio de 2020 o passadiço foi restaurado, a cancela, horrível, foi desmantelada e aquela zona está limpa. Quanto aos energúmenos que praticaram os referidos atentados ambientais nada sei. Assim sendo tenho que deixar expressa uma palavra de apreço ao Sr. Presidente da Câmara e, à entidade que ele coordena, nesta tão sensível área.