Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

23.12.22

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ ?

 

"Ciclone bomba". EUA afetados por frio extremo que pode ser mortal

Dois terços dos EUA estão em alerta extremo devido à passagem de um “ciclone bomba”, um evento meteorológico classificado como “único a cada geração” que traz ventos fortes e um frio que pode ser mortal.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS) explica que esta passagem de uma massa de ar do ártico deverá atingir a pressão equivalente a um furacão de categoria 2.

O “ciclone-bomba” pode desencadear a queda de 1,25 cm de neve por hora, impulsionada por ventos fortes, reduzindo a visibilidade para quase zero. O serviço de meteorologia avisa mesmo que as temperaturas mínimas recorde podem ser fatais, com o risco de congelamento repentino.

Segundo o NWS, nas Planícies Altas, nas Montanhas Rochosas do norte e na Grande Bacia as temperaturas podem chegar aos -40 graus Celsius. A exposição a tais condições sem proteção adequada pode causar o congelamento em minutos.

Em alguns Estados, os termómetros já começaram a baixar rapidamente. Em Cheyenne, no estado do Wyoming, a temperatura caiu 32 graus em oito minutos. “Este é o tipo de mudança que vai ocorrer à medida que esta frente avança para o sul”, disse Bob Oravec, meteorologista do NWS à Associated Press. “A temperatura desce rapidamente, às vezes 50 ou mais graus do que no dia anterior. É um evento bastante poderoso”, afirmou.

O mapa do NWS de riscos existentes ou iminentes, que se estende de fronteira a fronteira e de costa a costa, "representa uma das maiores extensões de alertas e avisos climáticos de inverno de todos os tempos", disse o NWS.

Mais de cinco mil voos cancelados

A tempestade está a condicionar os planos dos norte-americanos e as viagens de Natal. Segundo a agência Reuters, mais de 5000 mil voos programados para esta quinta e sexta-feira foram cancelados.

A American Automobile Association estimou que 112,7 milhões de pessoas planeavam viajar entre 23 de dezembro e 2 de janeiro, um aumento de 3,6 milhões em comparação com o ano passado. Mas esse número provavelmente diminuirá devido ao cancelamento de voos e aos avisos rodoviários devido ao clima extremo.

O presidente norte-americano pediu aos norte-americanos que pensassem duas vezes antes de viajarem este Natal, alertando que esta tempestade é “coisa séria”.

"Não é como um dia de neve quando vocês eram crianças, isto é coisa séria", disse Joe Biden durante um discurso na Casa Branca na quinta-feira.

c/agências

Ciclone bomba

 Ciclone bomba ou bombogénesis é uma tempestade que se intensifica rapidamente, algo que acontece nas latitudes médias da atmosfera, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA). Ocorre quando a pressão atmosférica no ciclone cai em pelo menos 24 milibares em um período de 24 horas.