Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

12.1.14

CASCAIS RURAL

      Diz-nos João Anibal Henriques no livro de sua autoria " História Rural Cascalense " o seguinte, e cito:

... « Ser cascalense rural é assim ser muito rico, não de ouro e metais preciosos, nem tão pouco de saber livresco e dogmático, mas sim de harmonia e satisfação. Os saloios cascalenses, tal como podemos verificar pelos pouco que ainda vão existindo, são gente alegre, divertida, simpática e extrovertida, muito embora sejam também comunidades profundamente religiosas e conhecedoras dos segredos do universo.
UM HINO AO PASSADO DE CASCAIS
 Não é quem quer ver que pode observar; nem é o que conhece que vai saber; o verdadeiro conhecimento e a verdadeira sabedoria, está naqueles que simplesmente procuram ser, deixando de lado os aspectos do ter e envolvendo-se internamente num processo complicado mas também de simples reflexão. »

A VIDA RURAL NA REGIÃO CASCALENSE


Escreveu este belíssimo trecho em 1997   há " apenas " dezassete anos e quer-me parecer, que de então para cá muito mudou dada a circunstância de já não haver saloios,  uma vez que tudo se modernizou e as comunidades referidas por João Anibal Henriques  foram nos seus usos e costumes totalmente absorvidas pelo que chamamos de progresso. Ainda bem para uns, não tanto para outros, como tudo na vida.

Fotografia. Arquivo Municipal.  Câmara Municipal de Cascais