Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

8.12.12

SERRA DE SINTRA. RENATURALIZAÇÃO DE ESPAÇOS

Nem tudo é mau...por vezes surgem, quais flores no pântano, em que alguns energúmenos vão transformando este pobre país, de nós todos, surgem, dizia, algumas referências animadoras.

 A renaturalização de alguns espaços da Serra de Sintra, talvez seja disso um exemplo.


SINTRA ( Foto de J.P.L. Dezembro 2012 )

 E digo talvez porque, muito sinceramente, suspeito sempre que  interesses menos claros norteiem estas ou outras iniciativas semelhantes.



A Serra de Sintra situa-se entre a planície da terra Saloia e o mar, constituída por um maciço granítico de altitude mediana, com o seu ponto mais alto sito na Cruz Alta a 520 metros de altura. A serra de Sintra é por muitos considerado como um local místico e mágico, de vegetação luxuriante, nos arredores da grande Lisboa, bem no coração do Parque Natural Sintra-Cascais.*

* Origem deste texto em itálico; Guia da cidade.








 Poderia dar centos de exemplos. Cito um.

TAPADA DO SALDANHA. ENCOSTA SUL DA SERRA. ( Foto de J.P.L. Ano 2012 )

Os tristemente famosos incêndios florestais,  e, os subsequentes " planos de recuperação da área queimada ", que surgem quase tão rápidos como surgiu o fogo, e jamais repuseram o local como era anteriormente optando antes por uma " floresta " de betão ou,  a  alternativa dos campos de golfe, entre outras ideias igualmente lesivas do património natural.