Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

3.11.21

SPORT LISBOA E BENFICA

 

 

Faz frio em Munique (artigo de José Antunes de Sousa, 110)

Espaço Universidade 02-11-2021 14:02

 

 

 

À hora em que dedilho estas breves palavras, os jogadores e equipa técnica do Benfica devem estar a almoçar, pedindo, no secreto de seu coração aflito, aos santos de sua devoção, que o lanche-jantar não lhes caia mal e lhes não provoque a sempre desconfortável azia.

 

Como é óbvio, não é sobre o jogo que me permito falar, mas sobre o que o antecedeu e seguramente o condicionou, conquanto Einstein, ao proclamar o carácter fluido do tempo, tenha dissolvido o aparentemente sequencial binómio “antes e depois”.

 

A verdade é que, no momento em que me proponho partilhar com os meus fiéis amigos umas despretensiosas reflexões, não me é possível comentar as peripécias do jogo, pois não fui contemplado com dotes de adivinho. Mas há algo que, sendo do domínio imutável dos princípios e das leis da mente humana, eu posso afoitamente afirmar: o Benfica não vai ganhar! Mais: o Benfica vai obviamente perder!

 

E, pasme-se, ao ousar tão categórica profecia, nada, absolutamente nada de extraordinário, estou a fazer - estou a ater-me apenas aos factos, limitando-me a fazer-me eco do que fora tão convictamente previsto e decretado pelo próprio treinador.

Os factos, então:

 

Qual foi o primeiro comentário logo após o sorteio? Claro e súbito como um raio: ´o primeiro lugar já todos sabemos que pertence ao Bayern´, sem, por um momento sequer, cuidar que, com tão peremptória declaração, estava ipso facto a descartar a mais ténue esperança de um resultado positivo da sua própria equipa contra tão temível adversário.

E na projecção do jogo da Luz? “Espero não ser goleado”. Traduzindo: perder, claro que sim, mas por poucos, esquecendo (só esquece quem sabe) que a mente humana ignora as subtilezas gramaticais e é pouco dada às tortuosidade da semântica: ela rege-se pelo conteúdo mínimo das palavras.

 

E, agora, na antevisão do jogo de Munique, a tirada que é um autêntico tiro no pé: “ a qualificação do Benfica não passa por este jogo com o Bayern”.

  Que foram então fazer à Baviera, se não é altura da feira da cerveja e quando faz já tanto frio em Munique?

 

E o mais admirável é que tal declaração de pequenez e de auto-exclusão tenha merecido da parte dos jornalistas rasgados encómios a ponto de a interpretarem como prova de lucidez. É a socialização da demência!

 

Ora, como venho insistindo, o ser humano, cada um de nós, por mais inverosímil que possa parecer, decreta, a partir do seu estado de consciência, a sua própria realidade concreta: as circunstâncias exteriores reflectem aquilo que, no íntimo da sua consciência, cada um julga ser. Julgas-te pequeno? Como poderás alguma vez projectar a grandeza de derrubar um gigante?

 

O que mais impressiona em tudo isto é como a esmagadora maioria de nós teima em permanecer alegremente atolada numa rançosa ignorância.

 

São milhares de horas desperdiçadas nas televisões a discutir o sexo dos anjos, quando a chave está mesmo à mão. Melhor, ela está dentro de nós: a nossa consciência é a criadora das nossas vidas.

 

Deixem-me confidenciar uma convicção: os treinadores, refugiados num discurso redondo e penteadinho, pretendem fazer do futebol uma ciência oculta, mas tudo se resume a isto: diz-me quem te sentes ser e dir-te-ei qual o tamanho das tuas obras.

 

Resumindo: é campeão não quem quer vir a sê-lo, mas quem, em consciência, já o é.

E, já se sabe que para pescar peixe graúdo é preciso navegar em águas profundas!

 

 

 Alguém comentou não este texto mas parece !

Rod21 03-11-2021 01:24

É pena estar a perder vontade d ver o Benfica pq para mim é um desgosto mt grande ver a destruição de um grande clube. Agora o Benfica, entrega a vitória antes dos jogos? Faz poupanças na Champions? Isto não é o meu Benfica, s o Benfica agora é isto então faço melhor em apoiar o clube

 

BARRAGEM DO RIO DA MULA

 

DEPUTADA levanta suspeitas à qualidade da água que abastece cascais

À ESPERA DE RESPOSTASA deputada, Mariana Silva, do grupo parlamentar "Os Verdes", entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre o facto da barragem do Rio da Mula, localizada na Serra de Sintra, que abastece de água o concelho de Cascais, não estar devidamente licenciada, por incapacidade de se cumprirem as normas de segurança da estrutura e qualidade da água. Este alerta, levanta preocupações relativamente às condições atuais de captação e abastecimento de água para consumo humano da barragem ( 31 -10 -2021
 

CASCAIS24 

 

DIREITO DE RESPOSTA. "DEPUTADA levanta suspeitas à qualidade da água que abastece Cascais”

 


Ao abrigo da Lei de Imprensa n.º 2/99, de 13 de janeiro (Artigos 24.º, 25.º 26.º),  Cascais24horas recebeu esta terça-feira, dia 16 de novembro 2021, da empresa “Águas de Cascais” o pedido de Direito de Resposta e Retificação à notícia com o título "DEPUTADA levanta suspeitas à qualidade da água que abastece Cascais” publicada dia 31 de outubro de 2021, que aqui reproduzimos:

Exmo. Senhor Diretor do website “Cascais24, no endereço www.cascais24.pt

Ao abrigo dos Direitos de Resposta e Retificação, previsto na Lei nº 2/99 de 23 de janeiro- Lei da Imprensa, vem a Águas de Cascais solicitar que seja publicado, com igual relevo ao artigo da edição Cascais24, do sítio www.cascais24.pt de 31 de outubro de 2021, intitulado “DEPUTADA levanta suspeitas à qualidade da água que abastece Cascais”, os seguintes esclarecimentos relativos às matérias noticiadas neste artigo e cujas referências, provenientes de fontes não identificadas nem oficiais, demonstram ser inverídicas.

“Qualidade da água distribuída no concelho

Para certificar o cumprimento dos requisitos de qualidade da água distribuída no Concelho de Cascais, o Laboratório da Águas de Cascais, acreditado pelo IPAQ, elabora e desenvolve anualmente um Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela entidade reguladora, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Este programa consiste na avaliação da conformidade dos requisitos de qualidade da água distribuída, através de análises efetuadas diretamente na torneira do consumidor em pontos distribuídos no Concelho de Cascais, de modo a obter-se dados representativos da qualidade da água que é distribuída. Os resultados analíticos obtidos, que são publicitados no Concelho e estão disponíveis na página internet da empresa, comprovam inequivocamente a boa qualidade da água distribuída em toda a rede pública do Concelho de Cascais, com valores consistentes com 100% de cumprimento dos parâmetros legais de qualidade. Estes resultados são confirmados também pela ERSAR, tendo a Águas de Cascais obtido, nos anos mais recentes, resultados de 100% no indicador de percentagem de água segura. Refira-se que, adicionalmente, a água distribuída é controlada pela autoridade de saúde. Para além do controlo na rede de distribuição, a Águas de Cascais implementa também um plano de controlo operacional às suas captações e reservatórios (PCO), do qual faz parte a captação do Rio da Mula.

ETA do Rio da Mula – Licenciamento e captação

Salvaguardando as boas práticas de informação, cumpre-nos também esclarecer, no que diz respeito à infraestrutura e captação, os processos de licenciamento decorrem nos termos da legislação aplicável, com acompanhamento das autoridades competentes na matéria.

Verifica-se assim não existir qualquer deficiência na execução dos procedimentos legais, bem como o compromisso de seriedade e correção que assumimos desde sempre com os nossos Clientes”.

Na certeza de que esta correção será veiculada, permitindo esclarecer as dúvidas que esta notícia, terá certamente originado junto da população do Concelho de Cascais.

Com os nossos Cumprimentos,

Carlos Custódio

Diretor Geral