Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

24.9.20

DOM CARLOS À CAÇA ÀS ROLAS EM CASCAIS

  Entre a cavaqueira atraente do Soberano e as constantes olhadelas para os lados do Cabo da    Roca,ponto de assômo das aves migrantes, se passou cerca de meia hora.

    Ás oito horas,o desânimo fez-se sentir; perdia-se a esperança de fazer o - gosto ao dedo - como é uso dizer-se em linguagem de caçadores.
 
   Dom Carlos, para entreter o tempo,metia, vagarosamente,metade do seu aguila imperial numa boquilha de cerejeira, e eu, numa impaciência nervosa,acendia, uns nos outros, os meus magríços paivantes.
 
   Vou molhar a boca, disse El-Rei, pedindo, ao criado que o acompanhava, um copo com agua,liquido que bebia com manifesto prazer.
 
   Assim se ia consumindo o tempo quando, lá para os lados do lugar da Areia, ouvimos um cerrado tiroteio.
 
   Alerta! exclamou Dom Carlos com um sorriso de intimo regozijo.
 
   Separámo-nos, e, de olhos bem atentos no intervalo que distava do cume dos pinheiros ao infinito, esperámos a passagem das bandadas.
 
   Não se fizeram esperar as desejadas aves. Os bandos sucediam-se uns após outros, e o tiroteio foi ininterrupto desde a praia do Guincho ao farol da Guia.
 
   Houve, depois, um longo intervalo. Já nos persuadiamos de que nenhum bando mais passaria. quando,lá oa longe, avistámos uma mancha escura no horizonte. Era mais um bando de retardatárias.
 
   Vinha alta, muito alta a bandada, devido ao tiroteio ou á falta de vento. Voava em linha recta ao nosso pouso quando, já próxima, El- Rei exclamou:
 
  -Olha um pombo no meio das rolas; Vou alvejá-lo.
 
  Realmente: no meio do bando vinha, o que muitas vezes sucede,um pombo escuro.
 
 Segui com interesse os movimentos do rei. 
 
Á distância de tiro, apontou com destresa,a destresa e 
sangue frio do caçador habituado a fixar instantâneamente o alvo, dando ao gatilho.
 
   Quase simultâneamente, ouvi a detonação do tiro e vi, qual farrapo a remoinhar no espaço,a peça de caça alvejada.
 
 Era um pombo torcaz.




In - Trindade Baptista
   "  Preito á memória d,El-Rei Dom Carlos I "
      " fragmentos históricos biográficos e desportivos "
Lisboa 1933.




Torcazes. ( Herdade do Pinheiro ) * ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )