Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

18.4.14

QUANTAS E QUAIS SÃO AS ARTES ?

Muito se ouve falar na sétima arte !!!

E as outras são  ? ...

LAGOA AZUL NA SERRA DE SINTRA  ( Fotografia de J.P.L. no ano de 2014 )


 Quantas vezes me interroguei acerca das outras seis artes dado saber ser o cinema a convencionalmente chamada de 7ª.

  A minha pesquisa levou-me a encontrar não mais seis mas sim oito. Curiosamente e segundo pude constatar pelo que li não existe uma ordem, digamos, que pré defina quanto ao seu posicionamento hierárquico.

Resolvi por essa razão colocar então a sequência como eu a sinto. Assim temos:


1ª     PINTURA. Desde a Pré- História que o ser humano regista o que o rodeia.

2ª     ESCULTURA. Em todo o Planeta existem diversas referências ao nosso passado.

3ª     MUSICA. Hesitei em colocar esta arte no primeiro lugar pois, a meu ver, é inquestionável que desde sempre o homem procurou produzir sons que lhe alegrassem a existência.
   
 4ª DANÇA. Tal como a anterior um caso sério de primazia. Acho a dança tão antiga como a própria Humanidade.

5ª     TEATRO. A representação gestual e em sequência a teatralidade inerente também, imagino, foi nosso apanágio ancestral.

6ª     LITERATURA. Podia também ser a primeira.Ainda antes da invenção da escrita tal como a conhecemos já o Homem « lia » no que o rodeava e transmitia o seu saber, geração após geração.

7ª     CINEMA. Curioso aparecer o cinema antes da fotografia. É possível alterar a ordem sequencial das artes anteriormente estabelecidas por assim ter de alguma forma sido convencionado.Mas o cinema ocupará sempre o sétimo lugar.

8ª   FOTOGRAFIA. Um exemplo que ilustra esta página.

9ª    BANDA DESENHADA. acerca desta forma de expressão muito haverá a falar. Desde a nossa infância até à idade adulta sempre nos detemos um pouco a olhar « os bonecos » seja nos jornais, seja na televisão, ou, em livros, ou em uma infinidade de objectos.