Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.6.20

DEUSES CAMPESTRES


                                                           Deuses campestres


  PAN - Simboliza a natureza, ou os homens, e os irracionais, pelo que o representam homem até à cintura, e o bode no resto do corpo, armado de chifres, como emblema dos raios do sol, e com uma flauta pastoril.Outros pretendem que a parte superior simbolize a beleza das coisas celestes,e a inferior a baixesa, e inconstância das coisas da terra. Pan, palavra Grega, significa tudo. 


FAUNO- Outra divindade campestre, que algumas vezes se confunde com PAN.
Este, segundo a fábula,foi filho de PICO, rei dos Latinos, alguns derivam a palavra FAUNO, de fari ( falar ) por causa das predições que fazia aos que consultavam o seu oráculo. Representavam-no com a mesma figura de PAN, e com um cortejo de SÁTIROS, homens selvagens, meio bodes, como FAUNO e PAN. Algumas vezes se dá aos SÁTIROS o nome de FAUNOS.

FAUNO


FAUNA - Também conhecida pelos nomes de FATUA, FATíDICA, ou BONA DEA; era irmã, filha ou mulher de FAUNO.

IMAGEM MODERNA DE " FAUNA "


SILVANO - deus dos bosques, representam-no com um cipreste na mão; confunde-se também algumas vezes com FAUNO.


Altar decorado com um baixo-relevo representando o deus Silvano.

PALES - deusa dos gados e pastagens.

 Pales
Festival de Pales, Joseph-Benoît Suvée, 1783


FERONIA - deusa dos pomares. Os libertos a honravam como sua protectora; e é no seu templo que iam receber o barrete, distintivo da liberdade.


FERONIA

FLORA - Simboliza a primavera; representam-na sob a figura de uma donzela gentil, coroada de flores. A sua festa celebrava-se no princípio de Maio, com tal
dissolução, que chegaram a admitir nela meretrizes nuas, proferindo expressões obscenas. Era um simbolo bem marcante dos prazeres da bela estação!

FLORA ( Pintura de Louise abbéma )



 POMONA - Simboliza o Outono; era a deusa dos frutos, e representam-na 
coroada de parras e cachos de uvas. A fábula dá-lhe por esposo,VERTUMNO, deus dos pomares.

 Pomona
Pomona, por Nicolas Fouché, c. 1700

Em outra ocasião falarei dos deuses particulares a cada pessoa, e a cada lugar.