Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

18.10.23

ALINE A DEPRESSÃO. PARTE 2ª

 


Comunicado nº 2 - Depressão ALINE afeta Portugal Continental

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2023-10-18 17:39 e 2023-10-19 23:59

 Comunicado nº 2 -

 Depressão ALINE afeta Portugal Continental ALINE é o nome atribuído pelo IPMA a uma depressão em fase de cavamento, em aproximação à região centro da Costa Ocidental de Portugal na manhã de amanhã, dia 19, num deslocamento rápido para leste e transportando uma massa de ar muito quente, húmido e instável.

No dia 19, com a passagem da depressão ALINE, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões. Faz-se notar que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores ao valor mencionado, bem como fenómenos extremos de vento. 

A precipitação que tem já início no Minho e Douro Litoral na tarde de hoje, deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada nas regiões Norte e Centro, estendendo-se ao restante território a partir da madrugada de dia 19, aumentando de frequência e intensidade a partir da manhã desse dia.

A agitação marítima irá aumentar e tornar-se forte a partir da madrugada do dia 19, esperando-se para a costa ocidental, ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo ao longo do dia 20. 

Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para 4 a 4,5 metros durante a tarde.Devido a esta situação meteorológica gravosa foram emitidos avisos LARANJA de vento, precipitação e de agitação marítima, que irão sendo revistos caso se verifique a necessidade, pelo que se aconselha o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo.

Este comunicado será o último sobre este evento.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/ Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Qua, 18 Out 2023 17:39:34

IPMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

19:07 (há 3 horas)


para mim

ALINE. A DEPRESSÃO.

 


Comunicado nº 1 - Depressão ALINE afeta Portugal Continental

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2023-10-17 16:47 e 2023-10-18 19:52 Comunicado nº 1 - 

Depressão ALINE afeta Portugal Continental ALINE é o nome atribuído pelo IPMA a uma depressão que irá atravessar o Atlântico em fase de cavamento, aproximando-se da região centro da Costa Ocidental de Portugal na manhã do dia 19, em deslocamento rápido para leste e transportando uma massa de ar muito quente, húmido e instável.

No dia 19, com a passagem da depressão ALINE, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir da manhã, com rajadas que poderão superar os 100 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões, rodando para noroeste a partir do fim da tarde e enfraquecendo gradualmente.

 A precipitação deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada no litoral das regiões Norte e Centro, logo a partir da tarde do dia 18, estendendo-se ao restante território a partir da madrugada do dia 19 e aumentando de frequência e intensidade durante a tarde desse dia.

A agitação marítima, que deverá diminuir no dia 18, irá de novo aumentar e tornar-se forte a partir da madrugada do dia 19, esperando-se para a costa ocidental ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para 5 a 7 metros de altura significativa, e podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo durante o dia 20. 

Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para 4 a 5 metros durante a tarde.Devido a esta situação meteorológica gravosa, foram emitidos avisos LARANJA de vento, precipitação e de agitação marítima, que irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo.

Este comunicado será atualizado até às 18 h de amanhã, dia 18.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/ Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Ter, 17 Out 2023 16:47:55

IPMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

terça, 17/10, 18:08 (há 16 horas)


para mim