Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

8.12.13

TORRES VEDRAS E A SRª ISABEL DOS SANTOS ( ANO 2013 )

 De um seguidor deste meu blogue recebi ( o que agradeço ) por email o texto que reproduzo integralmente. Pelo interesse que me despertou dado que como todos sabemos e sentimos, os tempos que vivemos são de austeridade e de poupança, entende-se que seria de todo útil o Estado ( todos nós ) aproveitar aquilo que, a ser verdade ,seria um óptimo investimento. 
Parece no entanto que não será bem assim !...
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"  Eu desconhecia isto...
A Isabel dos Santos já se perfila para o que der e vier..........
...........não vá o Diabo tecê-las...........
Num altinho de Cabeça Gorda ( acho que se chama assim ), que fica entre Runa e Matacães a 3Km de Torres Vedras, por volta de 1974 , esteve a ser queimado durante mais de 2 meses gás natural.
Ao fim de dois meses os técnicos mandaram selar o poço .

 Na sequência disto, o Sr.Armindo ,presidente da Junta de Freguesia de Matacães,  suicidou-se.
 Um dos técnicos que esteve na análise deste poço  já me confirmou que o gás lá encontrado dava para o nosso país pelo menos para mais de 2OO anos.
O pai do Sr. Herman José foi um dos técnicos alemães que por lá andou.

 É pena já ter falecido para poder ele confirmar a história.

 Talvez o nosso humorista que tem boa memória  consiga confirmá-la se é que alguma vez o pai lhe falou nisso.
Talvez porque na altura da descoberta há quem diga que a Sacor é que mandou selar ( Sacor depois GALP )
MAS.....o que mais me admira é ter aparecido há meia dúzia de meses um(a) advogado(a) da Dª Isabel dos Santos com interesse em comprar uns bocadinhos de terreno mesmo encostadinhos à dita serra que pertenciam ainda à minha bisavó .


 E o engraçado é que dizem que a Dª Isabel já comprou uma quinta encostada a esses terrenos . Que coincidência...... ou há coisas que andam de dia e não se vêem. "


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por minha iniciativa e para comodidade de quem leu o articulado acima entendi oportuno esclarecer quem é a Srª Isabel dos Santos.

Isabel dos Santos
Isabel dos Santos é uma empresária angolana, considerada a mulher mais rica e poderosa de África e, segundo a revista Forbes, a sua fortuna alcançou a marca dos mil milhões de dólares no inicio ... Wikipédia

Revista Forbes escreve que "a verdadeira história" sobre Isabel dos Santos "é como ela adquiriu riqueza". 


A fortuna de Isabel dos Santos advém de ficar com uma fatia de uma empresa que quer estabelecer-se em Angola ou de uma assinatura presidencial do pai, refere um trabalho de investigação publicado na revista norte-americana Forbes.

"Tanto quanto podemos investigar, todos os grandes investimentos angolanos detidos por [Isabel] dos Santos vêm ou de ficar com uma parte de uma empresa que quer fazer negócios no país ou de um assinatura presidencial que a inclui na acção", escreve a revista, considerando que a história da filha do presidente de Angola "é uma janela rara para a mesma e trágica narrativa cleptocrática que estrangula os países ricos em recursos em todo o mundo".

O artigo, assinado pelo jornalista e activista angolano Rafael Marques e por Kerry A. Dolan, uma das coordenadoras da lista anual dos Bilionários, concede que já foi notícia o facto de Isabel dos Santos ser a primeira mulher bilionária em África, mas nesta edição argumenta que "a verdadeira história é como ela adquiriu a riqueza".

Assegurando ter falado com "dezenas de pessoas no terreno" e consultado documentos públicos e privados durante o último ano, o artigo da Forbes, que tem o título "A menina do papá: como uma princesa africana encaixou 3 mil milhões num país que vive com 2 dólares por dia", passa rapidamente em revista a infância e juventude da filha mais velha do presidente José Eduardo dos Santos e concentra-se na sua primeira empresa.

O apelido certo 

O dono do conhecido restaurante e bar Miami Beach, em Luanda, Rui Barata, resolveu propor sociedade a Isabel dos Santos com o intuito de afastar os inspectores e fiscais governamentais que assediavam o local.

O resultado? "Dezasseis anos depois o restaurante ainda é um local badalado ao fim de semana", e a lição foi aprendida: é possível comprar a prosperidade, desde que se tenha o apelido certo.

Passado o episódio inicial, a revista dedica-se a explicar como é que Isabel dos Santos tem 24,5% da Endiama, a empresa concessionária da exploração mineira no norte do país, criada por decreto presidencial, e daí avançando para a criação da Ascorp, a empresa que resultou da parceria com israelitas para a venda de diamantes, mas que tinha, diz a Forbes citando documentos judiciais britânicos, na sombra, o negociante de armas Arkady Gaydamak, um antigo conselheiro do presidente angolano durante a guerra civil de 1992 a 2002.

O escrutínio internacional dedicado aos 'diamantes de sangue', explica a revista, aconteceu no mesmo período em que Isabel dos Santos transfere a sua parte do negócio, que a Forbes classifica como "um poço de dinheiro", para a mãe, uma cidadã britânica, através de uma empresa com sede em Gibraltar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O gás natural é um combustível fóssil formado quando camadas de animais e vegetais soterrados ficam expostos a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos.

 A energia que as plantas naturalmente absorvem da luz do Sol é armazenado em forma de carbono em gás natural.1

É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume

 A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma fonte de energia não-renovável.

O gás natural é encontrado em formações rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarbonetos em camadas de carvão através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.

 A maior parte do gás natural foi formado pelo tempo por dois mecanismos: os gases biogênicos e termogênicos. O gás biogênico é formado a partir de micro-organismos metanogênicos em pântanos ou aterros sanitários.

 O gás termogênico é formado a partir de material orgânico soterrado em grandes profundidades, com grande pressão atmosférica.2

Antes do gás natural poder ser utilizado como combustível, ele deve passar por um tratamento para retirar impurezas, inclusive a água, para satisfazer as especificações de um gás natural comercializável. São retirados nesse processo de tratamento etano, hidrocarbonetos de peso molecular superior, dióxido de carbono, hélio e nitrogênio.


8 -12 - 2013

 E ENTRETANTO ...

Isabel dos Santos: do que é acusada a "mulher mais rica de África"?

A empresária diz que é tudo legal, mas os documentos revelados no "Luanda Leaks" mostram negócios irregulares envolvendo diamantes, propriedades, petróleo e comunicações.
 Com a ajuda do pai e de muitas contas em offshores.