Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

8.9.22

CHUVA E VENTO FORTE PARA TODO O PORTUGAL CONTINENTAL . CICLONE DANIELLE

 


Ciclone extratropical Danielle - Comunicado Nº 2

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2022-09-08 16:42 e 2022-09-09 19:00 

Ciclone extratropical Danielle - Comunicado Nº 2

 O ex-furacão Danielle completou hoje a sua transição para ciclone extratropical, tornando-se uma depressão mais típica das latitudes médias nesta época do ano.

 A trajetória prevista pelos modelos numéricos sugere que o ciclone extratropical Danielle irá aproximar-se à Península Ibérica no próximo fim de semana, provocando uma alteração significativa do estado do tempo em Portugal continental. 

Assim, no dia 11 prevê-se a aproximação de uma superfície frontal, associada ao ciclone extratropical Danielle e ao transporte de uma massa de ar quente e muito húmido, que deverá trazer precipitação persistente, por vezes intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoada, a partir da tarde no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o interior e região Sul durante a noite de 11 pa ra 12 de setembro.

 Nos dias seguintes prevê-se a continuação de ocorrência de precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até dia 13.

 O vento rodará para o quadrante sul ao longo do dia 11 de setembro, soprando por vezes forte no dia 12, até 40 km/h, no litoral Norte e Centro e até 50 km/h nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 70 km/h.

A agitação marítima também sofrerá um aumento, com ondas de oeste/noroeste entre os 2,5 e 3,5 metros de altura significativa e período entre os 14 e 18 segundos nos dias 12 e 13 de setembro na costa ocidental.

Tendo em conta a elevada incerteza da previsão não só nas quantidades de precipitação acumulada como na sua localização, o IPMA irá continuar acompanhar a situação e este comunicado será atualizado no dia 9 de setembro, pelas 18 horas.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa Qui, 08 Set 2022 16:47:11

IPMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

18:03 (há 2 horas)


para mim