Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

5.4.20

SALAZAR

SEM MÁSCARAS



Autores. António José Saraiva
              António da Cruz Rodrigues
              Rodrigo Emílio
              Amândio César
              Francisco Ferro
              Manuel Maria Múrias
              António José de Brito
              João Meal
              Barradas de Oliveira
              Mircea Eliade


1ª Edição. 1998
Conjunto de textos sobre uma das mais marcantes figuras da História de Portugal, que contribuem para a avaliação da sua obra e do seu legado. Contém textos traduzidos e editados pela primeira vez em Portugal, como é o caso da contribuição de Mircea Eliade e notas biográficas dos autores:

Biblioteca Particular
 ( 62 )

MARCELLO CAETANO

                                MINHAS MEMÓRIAS DE SALAZAR


1ª Edição. 1977

Nota. Obra de 597 páginas.

Valioso documento de análise, acerca de uma incontornável personalidade portuguesa.

Sinopse 
Ninguém melhor que Marcello Caetano – colaborador de Salazar durante 30 anos e depois seu sucessor – para traçar o retrato de uma figura complexa como a de Salazar.
 Numa linguagem clara e de grande poder comunicativo, o Autor descreve nestas Memórias o ambiente nacional e internacional em que Salazar agiu, evoca as figuras dos seus principais colaboradores, documenta os grandes lances da política externa que salvaram Portugal da II Guerra Mundial.
Através do seu diário íntimo e da sua correspondência com Salazar, revela o Autor como ele era exacto e inflexível nos negócios públicos e de extrema sensibilidade nas relações pessoais.
 As grandes correntes políticas que se digladiaram na época de Salazar são também aqui analisadas e as divergências e intrigas que se desenvolveram no seio do próprio regime.

Este livro inclui ainda o estudo inédito de José Freire Antunes Salazar e Caetano nas Encruzilhadas do Estado Novo que, com o distanciamento que o tempo já permite e a autoridade de estudioso da História recente de Portugal, põe em relevo a importância historiográfica de Minhas Memórias de Salazar para a contextualização do Estado Novo e das relações entre os dois governantes.*


Texto. Wook
Biblioteca Particular
 ( 61 )

BECADAS EN CORRIOL


Autor. Rafael Puget

Edição fac-simile

Ano de 1985


Nota.
 Valiosa obra.
 Excelente narrativa de uma certa maneira de estar na vida em que, o seu autor faz do do uso da pena, como da espingarda, um poema.
 154 páginas, em que a sensação que me ficou, das várias vezes que li o livro, é a de  acompanhar Rafael Puget no seu andar pelos montes da sua Catalunha

Acompanha este livro uma carta particular, que me foi dirigida pela Personalidade que faz a introdução à presente edição, Sr:  ( Xavier Trias de Bes ). Tal, se deveu ao facto, de para adquirir este exemplar, tive na altura do seu lançamento ( 1984 ), recorrido a caminhos deveras emaranhados, tal era a dificuldade. Ou não fosse uma obra sobre galinholas.*
 
* Texto de Zé Pinto Lopes 




Puget de Pérez-Cabrero era descendiente de los Puget de Manlleu. Último descendiente de esta familia. Este libro es muy apreciado por ser uno de los pocos libros escritos sobre la ciega, o becada, el pájaro de la familia escolopácidos (Scolopax rusticola), de unos 34 centímetros de longitud, que habita en bosques planifolios y es muy apreciado por los cazadores.



Biblioteca Particular
 ( 60  ) -26

LA BECADA EN ESPAÑA




Autor: António J. Lucio
           Mario Sáenz de Buruaga

1ª Edição. Ano 2000

Nota. 174 páginas de conteúdo cientifico.
           Informações interessantes, sob o ponto de vista cinegético e científico.


          
Biblioteca Particular
( 59   ) - 25

CAÇA MOMENTO VENATOR ! ...


Autor. E. Montufar Barreiros

Edição única. Ano de 1900

Nota. Obra valorizada com uma dedicatória de seu autor.
Excelente estado de conservação.
Nº de páginas 314

Contém descrições de uma beleza ímpar do nosso Portugal de antanho.

 Refere, o autor, ter omitido propositadamente as suas caçadas de, quando  moço, percorria a região aqui de Cascais.
 Mesmo assim é referido o nome de várias localidades e das espécies que nelas eram comuns. Um livro, que é uma jóia cinegética e, até, etnográfica, porque não ?




















Biblioteca Particular
( 58 ) - 24

TEXTOS PORTUGUESES MEDIEVAIS





Autores. Correa de Oliveira
              Saavedra Machado


5ª Edição. 1974

Nota. Obra de 782 páginas.


Do índice:
 Poesia Trovadoresca, Poesia Religiosa, Poesia do Período Galego-Castelhano, Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, Prosa, Fabulário, Obras dos Príncipes de Avis, Cronistas, Filosofia Teologia e Ascética, Ciência e Técnica, Epistolografia, Eloquência.


Biblioteca Particular
( 57 )