Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

7.12.22

REFORMADOS E PENSIONISTAS -2023

 

Pensões: saiba quanto vão aumentar em 2023

Todas as pensões serão atualizadas no próximo ano. Se é pensionista, saiba, neste artigo, quanto receberá de aumento.
Artigo atualizado a 01-12-2022


Em 2023, os pensionistas voltarão a ter aumentos, por via da atualização automática anual, que habitualmente ocorre em janeiro. No entanto, no próximo ano, não serão aplicadas as regras de atualização automática das pensões. Se fossem seguidas as fórmulas legais (ver tabela), os aumentos seriam mais generosos.

A justificar a suspensão da aplicação da lei está o suplemento extraordinário pago em outubro de 2022, de valor equivalente a meia pensão. De acordo com o Governo, este pagamento suplementar e a atualização a realizar em janeiro garantem o mesmo aumento que decorreria das fórmulas que a lei estabelece.

Atualização automática

Por lei, as pensões são atualizadas automaticamente com base em dois indicadores:

  • A média anual da inflação, sem os preços da habitação, dos últimos 12 meses terminados em novembro;
  • O crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos dois anos terminados no terceiro trimestre.

Aplicam-se as seguintes fórmulas de atualização automática das pensões, em função do valor da pensão:

EscalõesCrescimento do PIB

Inferior a 2%Entre 2% a 3%Superior a 3%
Inferior a dois IASInflaçãoInflação + 20% do PIB (mínimo inflação + 0,5 pontos percentuais)Inflação + 20% do PIB
Entre dois e seis IASInflação - 0,5 pontos percentuaisInflaçãoInflação + 12,5% do PIB
Superior a seis IASInflação - 0,75 pontos percentuaisInflação - 0,25 pontos percentuaisInflação

Em 2023, o IAS –  Indexante dos Apoios Sociais – será igual a 480,43 euros.

Quanto vão aumentar as pensões em 2023?

Em 2023, as pensões de velhice e de invalidez terão os seguintes aumentos, segundo o Governo:

  • 4,83%, para as pensões até 960,86 euros (duas vezes o valor do IAS);
  • 4,49%, para as pensões entre 960,86 euros e 2 882,58 euros (entre duas e seis vezes o valor do IAS);
  • 3,89%, para as pensões acima de 2 882,58 euros (seis vezes o valor do IAS).

Estes aumentos são superiores aos que o Governo tinha definido no regime transitório de atualização das pensões, publicado em outubro. Na base desta revisão em alta estão os dados mais recentes da inflação de novembro e da evolução da economia no terceiro trimestre do ano, conhecidos a 30 de novembro. 

Exemplo

Numa pensão de 800 euros, o aumento de 4,83% representa mais 38,64 euros por mês. No entanto, se fosse aplicada a fórmula prevista na lei, este pensionista receberia mais 50,52 euros por mês.

Mais sobre

Reforma , Segurança Social

CHUVA. VENTO. FINALMENTE TERMINOU A SECA METEOROLÓGICA EM PORTUGAL CONTINENTAL !

 


Precipitação forte em Portugal continental - atualização

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2022-12-08 18:22 e 2022-12-09 23:45 Precipitação forte em Portugal continental - atualização

 Devido a uma depressão centrada entre o arquipélago dos Açores e Portugal Continental em deslocamento para leste, à qual estão associadas linhas de instabilidade, mantém-se a situação de precipitação forte para Portugal Continental.

Assim, para a noite de hoje, dia 8, e até meio da tarde de dia 9, prevê-se aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, principalmente nas regiões Centro e Sul. 

À passagem destas linhas, o vento poderá soprar por vezes forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h e 80 km/h, respetivamente, e não se descarta a ocorrência de algum fenómeno extremo de vento.

A agitação marítima também irá aumentar, salientando-se o período entre o final da tarde de hoje, dia 8, e o início da tarde de dia 9, altura em que se prevê ondas de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa, na costa ocidental a sul do Cabo Raso e na costa sul do Algarve.

O IPMA já colocou alguns distritos do país em aviso laranja, podendo este ser estendido a outros distritos ou mesmo agravado nas próximas horas, recomenda-se por isso o acompanhamento da situação consultando: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Qui, 08 Dez 2022 18:22:38

IPMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

18:57 (há 13 minutos)


para mim


Precipitação forte em Portugal continental

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2022-12-07 07:59 e 2022-12-09 17:59

 Precipitação forte em Portugal continental Nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão, que hoje às 12UTC prevê-se com 992hPa no núcleo centrado em 39°N 24°W (região dos Açores) e em deslocamento para leste, transportando uma massa de ar húmido e instável na sua circulação.

A partir da manhã de hoje, dia 7, prevê-se a ocorrência de precipitação na região sul do continente, que será por vezes forte e que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas. Ao longo do dia 7, a precipitação estender-se-á gradualmente às restantes regiões do território continental, de sul para norte, mantendo-se sob a forma de aguaceiros fortes no dia 8, que diminuirão de intensidade e frequência a partir da tarde de dia 9.

 Os valores acumulados de precipitação total nos dias 7, 8 e 9 serão significativos e poderão atingir localmente entre 60 e 120 mm, em especial na região Sul.

Adicionalmente, espera-se uma intensificação do vento do quadrante sul a partir da manhã de dia 7, que soprará por vezes forte na faixa costeira, com rajadas até 70 km/h, e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 80 km/h. 

A agitação marítima também irá aumentar, salientando-se o período entre o final da tarde de dia 8 e o início da tarde de dia 9, quando se esperam na costa ocidental a sul do Cabo Raso e na costa Sul do Algarve ondas de sudoeste com altura significativa entre 4 a 5 metros de altura.

Dada a situação, foram emitidos Avisos Meteorológicos, e recomenda-se o acompanhamento dos mesmos e da previsão do estado do tempo para os próximos dias consultando:

 http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Qua, 07 Dez 2022 07:59:02