Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

19.2.14

CÓDICE CALIXTINO. Jóia da Catedral de S. Tiago de Compostela

  ou CODEX CALIXTINUS.



Pormenor de uma página do Códice Calixtino 

 Pormenor de uma página do Códice Calixtino (DR)
                                      É na  Catedral de Santiago de Compostela que se guarda o Códice Calixtino ou Codex Calixtinus é um livro do século XII.

Tem um valor incalculável

                                   É considerado a jóia da identidade Galega.

  O Códice Calixtino apenas saiu da Catedral por duas vezes,  mas nunca de Santiago da Compostela. Depois destas duas saídas, a Catedral optou por expor uma reprodução da obra, protegendo o original na caixa forte.

O Códice Calixtino descreve pela primeira vez os detalhes de várias das rotas do Caminho de Santiago, com informação sobre alojamento, zonas a visitar, património e objectos de arte que podem ser conhecidos. Um relato que, nove séculos depois, continua nos dias de hoje a ser citado e ainda serve de referência para alguns dos locais percorridos pelos peregrinos.

Elaborado entre 1125 e 1130 – depois manuscrito em 1160 – o texto ficou maior do que o inicialmente previsto, acabando por contar com participações dos principais escritores, teólogos, fabulistas, músicos e artistas da época, tendo que ser dividido em cinco livros e vários apêndices, entretanto reunidos, já no século passado, num único volume.