Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

27.9.23

DIZEM ALGUNS QUE ISTO É " BOM TEMPO "

 

Episódio de tempo quente em Portugal continental

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2023-09-27 17:06 e 2023-09-30 23:58

 Episódio de tempo quente em Portugal continental

 A partir de sexta-feira, dia 29 de setembro, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por uma intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental, promovendo uma situação de estabilidade atmosférica, à qual se associa o transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no norte de África, até ao território do continente.

Desta forma, prevê-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima nos dias 29 e 30, sendo que de momento os mesmos já se encontram ligeiramente acima dos valores normais para a época.

 Assim, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro esperam-se valores que deverão ultrapassar os 30° na generalidade do território, exceto alguns locais da faixa costeira, podendo atingir valores até 35-37°C na região Sul e no vale do Tejo. 

Ainda que naturalmente não sejam expectáveis valores absolutos de temperatura máxima comparáveis a episódios ocorridos durante os meses mais quentes, os valores previstos correspondem a anomalias de até cerca de 5-8°C acima aos valores médios habituais para a altura do ano.

Também as temperaturas mínimas irão registar uma subida, podendo ser observadas noites com valores iguais ou superiores a 20°C (noites tropicais) em alguns locais, em especial no litoral da região do Algarve. 

Todavia, e dada a data deste episódio, caracterizada já por noites mais longas, não é expectável a ocorrência generalizada de noites muito quentes, sendo até de esperar nos locais mais abrigados do interior noites frescas com temperaturas mínimas entre 10 a 15°C.Dadas as previsões atuais, espera-se que este episódio persista pelo menos até dia 3 de outubro, havendo maior incerteza na situação meteorológica a partir desse período, em especial no noroeste do território. 

Todavia, é provável o cenário da influência desta crista anticiclónica persistir, e assim o episódio de tempo quente se prolongar por mais dias, em especial na região Sul, não se descartando desta forma que venha a ser registada uma onda de calor.

É ainda de realçar que associado a esta subida generalizada da temperatura e à sua persistência, o Perigo de Incêndio Rural irá também sofrer um agravamento, em especial no Algarve e nas regiões do interior.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias, consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativaPara recomendações à população em situações de calor, consultar:https://www.dgs.pt/ Qua, 27 Set 2023 17:06:28

CLIMA.

 

Arruaceiros cavernícolas do clima

Telmo Azevedo Fernandes

Set 27

Os arruaceiros cavernícolas que dão corpo aos ditos “activismos climáticos” são sempre o mesmo grupo de peões amparados pelo Bloco de Esquerda. Trata-se de gente privilegiada e egoísta sob orientação neo-marxista da extrema esquerda actual, que pertence a associações como a «Climáximo», liderada pelo genro do ex-Conselheiro de Estado Francisco Louçã.

Sucede que os orgãos de comunicação social são cúmplices evidentes desta máfia infame e perigosa. Desde logo a RTP. Este canal sustentado com rendimentos subtraídos aos contribuintes portugueses, tem o desplante de assumir a sua condição de organização activista e de ferramenta de propaganda de narrativas fanático-tremendistas nomeiam uma «Editora para a Acção Climática». Os responsáveis e tutela da RTP não têm vergonha na cara de corromperem o mais elementar código deontológico do jornalismo, facto que resulta em peças desculpatórias e poéticas como esta de ontem: ver vídeo ao 1m28s.

Lembro que as jovens destrambelhadas que atacaram o ministro e interromperam a sessão da CNNPortugal, já foram várias vezes convidadas por este canal de televisão e tratadas em estúdio como jovens idealistas salvadoras da humanidade: ver vídeo ao 2m14s

Aos cortes de estrada, fecho de escolas, distúrbios de eventos públicos, danificação de património e outras actividades de calibre sinistro o governo tem respondido com audiências privadas concedidas aos eco-fascistas e compreensão pelas suas atitudes. Por exemplo, em relação a agressões com tinta a ministros, tanto o Governo como a CNN nem sequer apresentaram queixa às autoridades. (ver vídeo aos 3m19s)

Não se trata apenas de desleixo e irresponsabilidade dos nossos políticos. Na verdade, largas franjas da sociedade parecem ter desenvolvido um ou «síndroma de Estocolomo» colectivo manifestando simpatia e admiração pelos seus próprios agressores, num claro distúrbio sádico e masoquista que pagaremos todos bem caro.

A minha crónica-vídeo completa, aqui: