Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

4.3.14

CÓDICE CALIXTINO.

 Nos jornais de 7 de Julho de 2011  entre outras notícias importantes vinha referido o desaparecimento, atribuido como roubo, do Códice Calixtino.
Escreveu-se então:
  «  Este manuscrito do século XII estava na Catedral de Santiago de Compostela. O roubo representa uma das maiores perdas do património histórico e artístico. De Espanha e do mundo. Carlos Villanueva, catedrático da Universidade de Santiago de Compostela afirmou o valor " imenso "  do livro difícil de estabelecer se fosse leiloado.
   O livro, diz  Villanueva é " o melhor dos exemplares do Codex Calixtinus, o primeiro guia do Caminho de Santiago, que foi encarregado pelo papa Calixto II ao sacerdote francês Aymeric Picaud. Descreve pela primeira vez os detalhes de várias rotas do caminho, com informações sobre alojamento, zonas a visitar, património e objectos de arte que podem ser conhecidos.
                   Códice Calixtino ou  Liber Sancti Jacobi.

   Relato que nove séculos depois ainda é citado e referido pelos peregrinos.
Também conhecido como Liber Sancti Jacobi, foi realizado em honra do apóstolo S.Tiago, detalhando-se a vida, o martírio e a veneração da figura que tem em Compostela o seu maior culto.»

Realmente nem sei o que deva comentar. Dizem que estava rodeado de medidas de segurança excepcionais, que o seu acesso estava blindado, etc,etc...E agora sucede isto. Espero ao menos que quem o levou cuide dele com carinho, como merecem quase todos os livros de antanho. Se fosse de ouro ou prata era de temer a sua reconversão; agora  sendo livro decerto foi encomendado o seu desaparecimento ou, então, ainda vão pedir algum resgate. Mas o mal está feito!

E por fim...

Foi o importante Livro recuperado tempos depois pela Polícia Espanhola. Segundo as autoridades o autor do furto fora um ex funcionário da Catedral, movido apenas por interesses pessoais uma vez que entendia dever ser ressarcido de algumas dividas  que se considerava credor.  A forma que encontrou para solucionar o caso foi aquela.
Saliente-se que  o Livro foi encontrado em perfeito estado.