Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

6.10.23

SETEMBRO. O TAL BOM TEMPO PARA MUITOS DE NÓS .

 

Setembro foi o mês mais quente de sempre por margem "extraordinária"

O observatório europeu Copernucus anunciou hoje que o mês passado foi o setembro mais quente de que há registo, batendo o recorde, em 2020, por uma margem "extraordinária".
 

Setembro foi o mês mais quente de sempre por margem "extraordinária"
Notícias ao Minuto

06:16 - 05/10/23 por Lusa

Mundo Copernicus

Com uma temperatura média global à superfície de 16,38 graus Celsius, o mês de setembro foi uma "anomalia sem precedentes", ultrapassando o recorde estabelecido no nono mês de 2020 por uma margem de 0,5 graus Celsius.

Setembro de 2023 foi "1,75 graus Celsius mais quente do que a média de setembro no período 1850-1900", antes do registo dos efeitos das emissões de gases com efeito de estufa sobre o clima, acrescentou o Copernicus.

Por outro lado, a temperatura média global desde janeiro é a mais quente alguma vez medida nos primeiros nove meses de um ano: 1,4 graus Celsius acima do clima nas décadas de 1850-1900 e mais perto do que nunca do limite mais ambicioso do acordo de Paris (1,5 graus Celsius em vários anos).

"Este mês extremo" de setembro "impulsionou 2023 para a duvidosa honra de liderar o ranking, a caminho de se tornar o ano mais quente e ultrapassar em cerca de 1,4 graus Celsius as temperaturas médias da era pré-industrial", disse, em comunicado, a diretora adjunta do serviço de Mudanças Climáticas do Copernicus, Samantha Burgess.

Leia Também: Europa regista o mês de setembro mais quente desde que há registo

"Nós somos os aliens", diz Elon Musk

Notícias ao Minuto

O líder da SpaceX não parece acreditar na existência de vida no Universo além da Terra.

06/10/23 09:50 ‧ Há 9 Horas por Miguel Dias

Tech SpaceX

“As pessoas costumam perguntar-me se vejo alguma prova de existência de aliens - e infelizmente ainda não vi provas de aliens. Nós somos os aliens”, brincou o líder da SpaceX, assim como da Tesla e da rede social X.

Ao longo do trabalho com a SpaceX, Musk não parece ter reunido quaisquer provas que o levem a acreditar na existência de outras formas de vida além da Terra, pelo que tudo parece apontar para que estejamos sozinhos no Universo. “A humanidade é tudo o que existe na vasta escuridão [do Espaço]”, notou Musk.