Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

8.9.11

YU 55. PROFETAS DA DESGRAÇA ? É HOJE !


        Representação gráfica simulando a possível trajectória do asteróide YU 55 entre 8 e 9 de Novembro.

  Segundo os jornais " The Sun " e a  " N.A. S.A." ou seja a tão « querida »  Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica, um calhau, rocha, pedra,detrito, gelo em suma:

 um asteróide descoberto por um cientista do " Programa de Observação Espacial " situado perto de Tucson, Arizona, E.U.A. encontra-se em rota de colisão com a nossa casa comum, mas tranquilizemo-nos tal não sucederá dentro dos próximos cem anos.

 A não ser que...Bem o YU 55 vai fazer-nos uma  " rasante " ou como eles, astrónomos afirmam vai ser por   " Um cabelo ".

 Este Rochedo do espaço ou  lá o que queiramos chamar-lhe tem 400 metros de diâmetro e pesa segundo os cálculos ;  55 Milhões de Toneladas.
 Daí o YU 55.

   Até ver é considerado o maior objecto a chegar perto cá da nossa casinha, a bem amada Terra.

 Apesar de orbitar o Sol de 14 em 14 meses só agora o sujeitinho decide aproximar-se a apenas 324 mil kilómetros ou seja, bem mais perto do que a distância da Terra à Lua que é de , neste caso, apenas 384 mil kilómetros.

 Uma distância preocupante ou não ?
 O tal " fio de cabelo ".

   Especulando um pouco. 

Caso atinja cá a nossa pacata Terra vamos desta para melhor pois o impacto equivaleria ao deflagrar simultâneo de cerca de 65 mil bombas atómicas, abriria uma cratera  de aí uns 10 Kilómetros de largura por uns meros 600 metros de fundo.

 Podemos especular o que sucederia se o impacto fosse em terra ou no mar.

Eu tenho a minha ideia e não imagino que fiquemos muitos para contar.

   Porém como aqueles rapazes lá dos States dizem para estarmos nas calmas assim farei.

 No entanto segundo li a N.A.S.A. lá vai dando uns sinais de alerta para alguns dos seus conterrâneos simulando emergências e formas de actuar dentro dessas eventualidades.

 Exercícios preventivos e de rotina, segundo dizem.

                                                                
   Coisa estranha ?
 Ou não !!! 
Indicia algo sério este comportamento ou será impressão cá do simples mortal?
 Creio que se os cientistas alertassem para aquela trágica eventualidade seria o correr desenfreado a tudo o que fosse alimentos, medicamentos e afins. 
O fim do Mundo antecipado.
 E se depois fosse falso alarme.
 Estão a ver as cabeças a rolar, não estão!
  Bom vou aguardar e pensar como os Gauleses    " Só espero que o céu não me caia em cima da cabeça. 
Mas amanhã não será a véspera desse dia. "


Astérix , Óbelix e Ideiafix . Falto eu, a fugir do céu em queda.