Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

15.7.11

ROMEU E JULIETA ( Amores famosos da História e da Literatura )

  
Verona


 Na pitoresca cidade de Verona, em Itália, era notória a rivalidade das famílias Montesco e Capuleto.
   Contudo, e apesar do ódio secular, brotou de súbito entre Julieta Capuleto e Romeu Montesco, qual estranha flor de luz celeste, uma paixão louca. Paixão esta que teve de ser oculta e dissimulada ante a férrea oposição dos respectivos parentes. Tratando de se tornar livre para poder unir-se ao seu amado, recorre Julieta ao ardil de beber um licor que lhe dá aparência de morta.

                                                             
ROMEU E JULIETA DA NATUREZA  ( Foto de J.P.L. Julho de 2011 )
                                                                      
   Ignorando Romeu o ardil e supondo morta a sua adorada, toma um veneno afim de pôr termo à existência que, sem Julieta, lhe transforma em suplício do inferno a Vida.
   Quando ao voltar a si Julieta encontra o cadáver de Romeu, chama desesperada. E beijando seus lábios, com o próprio punhal do ente amado atravessa o peito, exclamando;

                                             " Doce ferro dá descanso ao meu coração ! "  

     Com esta tragédia, William Shakespeare imortalizou os dois jovens apaixonados, eternizando-os para a posteridade como símbolo de indissolúvel Amor.

               

Romeu e Julieta

Romeu e Julieta
 
 
Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.