Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

21.7.12

FEIRAS QUE VISITEI

Ver a imagem de origem
ENTRADA PARA A FEIRA DO ARTESANATO

Estive na Feira do Artesanato no Estoril e na Feira do Livro de Cascais tendo notado, em ambos os locais, uma grande vontade de suprir estes tempos de crise com ofertas de promoções que jamais seriam possíveis não fora estes calamitosos tempos que vivemos.

 Para piorar as coisas as noites estão bastante ventosas e frescas, o que afasta muita gente.

 No que ao artesanato diz respeito parece-me algo ausente aquele espírito tradicional de outros tempos em que  víamos várias actividades prestes a desaparecer, serem ali relembradas.

 O que se assiste hoje é ao florescer de um artesanato, direi urbano, que vai desde as casas de bonecas aos ninhos para pássaros.

  Oleiros, marceneiros, latoeiros  e alguns mais, tudo desapareceu para dar lugar ao que encontramos em qualquer feira dos arredores.

Até a restauração deixou de lado certos pratos típicos e centraliza -se em frango ou sardinhas.


Ver a imagem de origem
FEIRA DO LIVRO EM LISBOA


   A Feira do Livro mantém as suas características com mais ou menos " livro do dia " com mais ou menos alfarrabistas ou editoras.

De qualquer forma são locais onde apetece ir que mais não seja para " apanhar ar".