Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

10.3.14

DEUSES TUTELARES ( V )

Roma ( parte V )

                                                                Deuses tutelares


 GÉNIO - divindade particular a cada pessoa, e a cada lugar. Era o deus de  toda a natureza, a quem se atribuía a força de produzir todas as coisas, e ainda mesmo as sensações agradáveis. Cada pessoa tinha dois génios, um bom que a induzia para o bem, e outro mau que a dirigia para o mal. Representavam-no uma vezes sob a figura de uma serpente, outras de um mancebo, tendo numa das mãos uma cornucópia, e na outra uma taça dos sacrifícios.

 PENATES ou LARES - deuses tutelares dos impérios, cidades, caminhos e  casas particulares . Havia muitas espécies destes deuses, cujas funções eram designadas pelos seguintes termos;

 Lares Familiares, os protectores das famílias.
  
Hostilios, os que afastavam os inimigos, velando pela segurança da cidade. 

Publicos, os protectores do Estado.

 Viales, os que presidiam aos grandes caminhos.

 Compitalicios, ás encruzilhadas.

Rurais, aos campos, etc...
  
Distinguiam-se tambem por estas divindades as almas dos beneméritos da Pátria, e daqueles que se tinham distinguido por suas virtudes; como se vê em algumas medalhas, e entre elas a que se cunhou em honra de Augusto, com esta inscrição: - Laribus Augusti.

 MANES - Os génios, ou almas dos mortos; eram divindades que se invocavam sobre os túmulos: A sua festa tinha lugar no mês de Fevereiro,e durava doze dias. Manes muitas vezes se toma pelos deuses infernais.

 TERMINO - Divindade tutelar dos limites dos campos, provincias e do império,representam-no sob a figura de uma pedra quadrada, ou de um tronco de árvore talhado, e pregado na terra para servir de marco; que era coroado de flores no dia da sua festa. Foi Numa Pompilio que introduzio este culto, para evitar as espoliações da propriedade.

 HIMENEO - ou,  HYMENEO - Divindade que presidia às nupcias e protectora da
                                        virgindade; representam-no coroado de flores, com um facho na mão esquerda, e um véo na direita.