Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

17.10.23

ALINE. Tráz com ela a boa e desejada chuva.

 Digo eu. E continuam a insistir na expressão " Mau tempo " mesmo depois de meses e meses de seca, com o sul do País em sérias dificuldades com as reservas de água. Grandes Bestas.

Depois de Babet, vem aí a depressão Aline (e traz fortes aguaceiros)

Mau tempo ???  ( estúpidos há muitos ) vai marcar os próximos dias, alertando o IPMA para a precipitação "por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada".

Depois de Babet, vem aí a depressão Aline (e traz fortes aguaceiros)
Notícias ao Minuto

17/10/23 18:58 ‧ Há 8 mins por Notícias ao Minuto com Lusa


Aline é o nome atribuído pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à depressão que "irá atravessar o Atlântico em fase de cavamento", afetando Portugal a partir de quarta-feira, com especial intensidade na quinta-feira.

"No dia 19 (quinta-feira), com a passagem da depressão Aline, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir da manhã, com rajadas que poderão superar os 100 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões, rodando para noroeste a partir do fim da tarde e enfraquecendo gradualmente", lê-se na mesma nota informativa.

O IPMA alerta também para a precipitação, que "deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada no litoral das regiões Norte e Centro, logo a partir da tarde do dia 18". Deverá estender-se "ao restante território a partir da madrugada do dia 19 e aumentando de frequência e intensidade durante a tarde desse dia".

A agitação marítima, por sua vez, deverá diminuir no dia 18, mas "irá de novo aumentar e tornar-se forte a partir da madrugada do dia 19".

Esperam-se para a costa ocidental ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para 5 a 7 metros de altura significativa, e podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo durante o dia 20.

Já na costa sul do Algarve, as ondas serão de sudoeste, aumentando para 4 a 5 metros durante a tarde de quinta-feira.

"Devido a esta situação meteorológica gravosa, foram emitidos avisos laranja de vento, precipitação e de agitação marítima, que irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo", conclui o IPMA na missiva.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 16h00 de hoje 1.156 ocorrências no continente relacionadas com o mau tempo, a maioria na Grande Lisboa.

Às 17h00 de hoje, cinco distritos do litoral norte (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Aveiro) estavam sob aviso laranja devido ao vento e/ou chuva forte, segundo o IPMA.

O IPMA realçou que o estado do tempo no continente foi condicionado por "sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa", que hoje se deveram à influência da depressão Babet.

[Notícia atualizada às 19h04]