Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

10.10.23

Parque Natural Sintra-Cascais faz 30 anos


Terça, 10 Outubro 2023

Parque Natural Sintra-Cascais faz 30 anos

Dias 14 e 15 de outubro venha celebrar connosco!

O Parque Natural de Sintra-Cascais, património nacional de grande interesse ecológico e cultural, está a celebrar 30 anos de existência. Ocupando uma área total de 14 583 hectares, equivalente a 14 mil campos de futebol, o PNSC nasceu oficialmente a 11 de março de 1994 (Decreto-Regulamentar n.º 8/94, de 11 de março), na sequência da reclassificação da Paisagem Protegida de Sintra-Cascais, criada a 15 de outubro de 1981 (Decreto-Lei n.º 292/81 ). Neste 15 de outubro de 2023, em que assinalamos o Dia do Parque Natural de Sintra-Cascais, e também na véspera, fica o convite para festejar connosco inscrevendo-se em múltiplas atividades disponíveis aqui.

A exuberância da vegetação, os vestígios de presença humana desde o Paleolítico, as paisagens de mar e de serra e a fauna proporcionam uma beleza incomparável. Criado em 1994, por reclassificação do anterior estatuto de Área de Paisagem Protegida, o Parque Natural de Sintra-Cascais tem, gradualmente, permitido tirar partido da presença de todos, envolvidos não só na preservação - promovendo a manutenção do equilíbrio ecológico e a proteção dos recursos naturais -, mas contribuindo para tornar o Parque ainda mais vivo. 
Domina um terço do concelho de Cascais, estendendo-se também para o concelho vizinho de Sintra e o litoral do parque e a serra de Sintra estão incluídos no “Sítio Sintra-Cascais”, inserido na europeia Rede Natura 2000. 
De clima ameno, o parque é bordejado por uma extensa faixa litoral modelada pelo oceano. Com 528 metros de altitude máxima, a serra de Sintra domina a paisagem, que se completa com uma extensa área rural, uma faixa costeira de beleza incomparável e com uma rica geodiversidade - as rochas sedimentares aqui observáveis depositaram-se nesta orla há 160 milhões de anos. 

Ao longo do ano, no concelho de Cascais são múltiplas as atividades de natureza disponíveis para que todos possa usufruir do Parque Natural. As mais recorrentes acontecem na Quinta do Pisão, gerida pela Câmara Municipal de Cascais através da Cascais-Ambiente, onde o denominador comum dos passeios a pé, a cavalo, ou de segway é, precisamente a natureza. É possível interagir com os burros lanudos, ou observar as ovelhas campaniças, ou os cavalos garranos e sorraia, entre outras espécies que ajudamos a proteger e cuja presença contribui de forma ativa para a preservação do Parque Natural. 
Enquanto paisagem rica em fenómenos geológicos naturais raros, de que são exemplo os lapiás costeiros, forma de relevo cársico cuja presença se prolonga até a norte do Cabo Raso, o Parque natural destaca-se ainda pelo sistema dunar Guincho-Oitavos e pelos importantes habitats que aqui subsistem. 
Descubra todas as atividades que decorrem não só para assinalar os 30 anos do PNSC, mas ao longo do ano na Agenda 360 Cascais, ou peça informações enviando email para atividadesnatureza@cascaisambiente.pt