Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

11.10.23

CHUVA FINALMENTE.

 

Informação especial

Comunicado válido entre 2023-10-11 17:30:00 e 2023-10-13 23:59:00
Assunto: Regresso da precipitação em Portugal continental a partir do dia 13 de outubro

A partir de dia 13, sexta-feira, espera-se uma mudança do estado do tempo em Portugal continental. O tempo quente e seco das últimas semanas dará lugar a tempo chuvoso e descida de temperatura.

A crista anticiclónica que se estende desde o Mediterrâneo ocidental até à região da Madeira, irá deslocar-se para sueste e enfraquecer permitindo a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 13 e 14. Prevê-se a ocorrência de precipitação inicialmente no litoral Norte que se irá estender gradualmente a todo o território, sendo que na região Sul será mais provável no dia 14.

Os valores da temperatura máxima do ar irão registar uma descida no dia 13, entre 4 e 8°C, em especial nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo e deverão continuar a diminuir nos dias 14 e 15 em todo o território embora menos acentuadamente. Os valores da temperatura mínima deverão ter variações pouco significativas embora com uma tendência igualmente para diminuir.

No dia 15, a aproximação de uma depressão, que irá centrar-se a oeste da Península Ibérica, transportando na circulação uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água, mantendo-se possivelmente na região até dia 17, dará origem a precipitação persistente na generalidade do território.

O vento irá rodar para o quadrante sul a partir de dia 12, quinta-feira, e deverá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas e no litoral oeste nos dias 13 e 15.

Salienta-se ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional no dia 15.

Recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias consultando:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/