Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

12.10.11

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES ( Foto de J.P.L. em 12 -10  -2011 )
Para os homens do mar constitui um " dever " terem junto de si quem os proteja das adversidades do destino quando por esse oceano adentro trabalham para o pão nosso de cada dia. 
Assim junto ao seu bairro mandaram colocar a sua Padroeira. 
Nossa Senhora dos Navegantes, ou não fosse Cascais terra de pescadores.
   Lamentavelmente o aspecto em redor revela um abandono pouco abonatório para a nossa Vila como vemos na fotografia.
 Desconheço quem deveria cuidar do local, se os moradores, se a autarquia apenas estranho o abandono. 
Já não é de estranhar a imagem estar protegida por um gradeamento, são tempos difíceis estes que se vivem e decerto seria vandalizada, mas haverá alguém que  se lembre, como forma de gratidão, de limpar ao menos aquele pequeno jardim?
 Também não é de estranhar.
 A memória dos homens é curta.


Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes
 
 
Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria. A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.