Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

9.4.13

S. PEDRO MANDA CHUVA POR CASCAIS


 Tirei esta fotografia a uma dessas nuvens  a que alguém comparou a uma gigantesca bigorna.

A BIGORNA ( Foto de J.P.L. Abril de 2013 )
 De facto não me parece difícil imaginar S. Pedro, qual ferreiro dos céus, a bater com o malho na  superfície algo plana  do  alto da nuvem enquanto saltam raios e coriscos por tudo quanto é lado.

Normalmente este tipo de nuvens trazem sob o seu bojo enormes quantidades de água e, não raras vezes, uma ou outra trovoada. O que é facto é que, decorrido algum tempo, eis que caiu uma carga de água impressionante.


CHUVA INTENSA NO COBRE ( Foto de J. P. L. Ano 2013 )


 Este ano tem sido recorrente por todo o País ao contrário do que sucedera o ano passado por exemplo para não ir mais longe.

 As pessoas parece que já esqueceram mas as albufeiras estavam nas quotas mínimas e os agricultores queixavam-se da ausências de pastos para o gado além da inevitável  subida do preço das rações única alternativa  que se punha .

 Agora e fazendo jus ao ditado " não há fome que não dê em fartura " queixam-se alguns e com razão, quiçá, dos excessos de S. Pedro. Mas  antes assim do que estarmos em sérias dificuldades com o abastecimento de água.


Ver a imagem de origem