Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

30.5.14

MH 370. MAIS UM CAPÍTULO

O Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu no início de Março, não se despenhou na zona do sul do Oceano Índico onde foram detetados sinais acústicos, anunciou hoje o centro que coordena as buscas.

Avião não caiu onde foram detetados sinais acústicos

Lusa
"Esta área pode agora ser descartada como tendo sido o local onde terminou o MH370", refere um comunicado do Centro de Coordenação Internacional das Buscas (JACC), liderado pela Austrália.

O anúncio foi feito após ter sido dada por concluída, sem resultados, a missão de busca subaquática, que arrancou no início de abril na área do Oceano Índico onde foram detetados sinais acústicos semelhantes aos emitidos pelas caixas negras dos aviões.

A agência de coordenação informa que não foram detetados sinais de destroços do avião pelo minissubmarino, desde que o Bluefin-21, com capacidade para mergulhar até 4.500 metros de profundidade e que utiliza um sonar para criar uma imagem do fundo do mar, foi integrado nas operações de busca pelo avião.

O navio australiano Ocean Shield, que transportava o mini-submarino teleguiado, deixou a zona depois de o Bluefin-21 ter mapeado uma área de 850 quilómetros quadrados.

O avião da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, desapareceu a 08 de Março depois de descolar de Kuala Lumpur rumo a Pequim, onde deveria ter chegado cerca de seis horas depois.

Segundo a JACC, as operações de busca vão entrar numa nova fase, envolvendo o uso de sofisticados equipamentos para mapear a área do oceano que não foi examinada, com base em todas as informações disponíveis e em análises revistas, com vista a definir uma zona de busca de até 60 quilómetros quadrados.

O navio chinês Zhu Kezhen está atualmente a mapear as áreas do fundo oceânico, preparando a profunda busca no oceano para o qual foi contratado, a qual se deve iniciar em Agosto e levar até um ano a ser concluída, indicou a JACC, citada pela agência AFP.

[Notícia atualizada às 9h21]

Isto leva à pergunta que aparentemente não se fez. Afinal que sinais acústicos foram aqueles, em tudo semelhantes aos que deveriam ser do avião e quais as  suas proveniências ?


30 - 5 - 2014