Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

7.10.19

ANIMAIS DOMÉSTICOS - TAXA DE REGISTO







No final de outubro, os donos de cães, gatos ou furões vão passar a ter de registar obrigatoriamente os seus animais de estimação no sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). A taxa é de 2,50 euros e cobre apenas os anos de 2019 e 2020 - as regras aplicam-se aos animais que ainda não tenham microchip registado.

Quem não cumprir esta lei arrisca-se ao pagamento de uma coima, segundo a notícia avançada pelo jornal Público.
 A multa mínima será de 50 euros, já a máxima de 3.740 euros para pessoas singulares e 44.890 euros para coletivas.
O registo vai conter a identificação do animal e do seu dono, bem como os dados sobre as vacinas, e é obrigatório para todos os animais nascidos em território nacional ou nele presentes por um período igual ou superior a 120 dias.

O objetivo é “desenvolver normas de prevenção do abandono animal e de promoção da detenção responsável, englobando, entre outras obrigações, a identificação e o registo dos animais de companhia”, segundo a portaria que aprova a taxa, publicada em Diário da República.

Se a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), entidade responsável pelo SIAC, atribuir a gestão do sistema a outras entidades, mediante a celebração de protocolo e sob sua supervisão, esta não poderá cobrar mais de 2,50 euros pelo registo de um animal.

 Notícia, do jornal Público, em 07 de Outubro de 2019.

Animais Domésticos

Definição, exemplos, lista de animais domésticos, o que são, conceito, cuidados, animais exóticos


Ver a imagem de origem
Animais domésticos: convivendo com os seres humanos

O que são (definição) e outras informações

Animais domésticos são aqueles que possuem características apropriadas para a convivência com os seres humanos. Foram, com o passar do tempo, sendo domesticados pelas pessoas e se acostumaram a viver em casas e apartamentos. São muito procurados, pois oferecem companhia para as pessoas de todas as idades.

Os animais domésticos necessitam, de acordo com a espécie, de cuidados especiais. Quando adoecem ou necessitam de vacinas, devem ser levados ao médico especialista em animais: o veterinário.

Não devemos confundir animais domésticos com animais exóticos (lagartos, cobras, aranhas e etc.). Estes últimos estão sendo criados por muitas famílias dentro de casa, porém podem oferecer riscos para as pessoas e também para o meio ambiente. Quando soltos em habitats que não são os seus, podem gerar um desequilíbrio ecológico na região.

Exemplos de animais domésticos

- Cachorros: são os mais comuns na maioria dos países. Crianças e adultos adoram, pois grande parte das raças de cachorros possui a característica de serem excelentes companheiros. Muitas raças também são usadas como cães de guarda.

- Gatos: vivem muito bem em casas e apartamentos. Possuem um sendo de independência e gostam de liberdade.

- Passarinhos: muitas pessoas discordam do uso de pássaros como animais domésticos, pois muitos mantem estes presos em gaiolas. Desta forma, retiram do animal aquilo que ele tem de mais precioso: a liberdade de voar. As pessoas que possuem estes animais em casa costumam admirar muito sua beleza física e seu canto. Canários, pássaros pretos, sabias, araras e papagaios são os mais procurados. Muitas aves são protegidas por leis ambientais, pois estão sofrendo risco de extinção, e não devem ser mantidas em casas.

- Peixes: são criados em aquários e muito utilizados para ornamentação doméstica.

- Tartarugas aquáticas de água doce: geralmente são criadas em aquários específicos para elas.

- Cágados: geralmente são criados soltos no quintal das casas.

- Porquinho da Índia: são criados em gaiolas também apropriadas e específicas para a espécie.

Importante:

- Antes de comprar e criar um animal doméstico é de extrema importância pegar orientações com um veterinário. Este profissional irá passar informações importantes sobre os cuidados, alimentações e outras informações para manter o animal dentro de casa, oferecendo a ele as condições de vida adequadas.