Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

3.11.23

DOMINGOS a depressão

 

Depressão DOMINGOS não afetará diretamente Portugal Continental e Madeira

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2023-11-03 18:04 e 2023-11-04 23:59 Comunicado nº 2 ? 

 Depressão DOMINGOS não afetará diretamente Portugal Continental e Madeira DOMINGOS é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão que se desloca ao longo do Atlântico em direção a leste, e que se prevê que esteja centrada a sudoeste da Irlanda às 12UTC do dia 4 de novembro, em 50°N14°W, com uma pressão atmosférica de 960hPa no seu centro.

 A referida depressão irá impactar significativamente a costa norte de Espanha e a região do Golfo da Biscaia, com ventos fortes e agitação marítima muito forte.

Esta depressão não irá afetar diretamente Portugal continental, mas sim a superfície frontal fria a ela associada. Esta superfície frontal fria irá atravessar o território do continente a partir do final do dia 3 e durante o dia 4, sábado, originando chuva forte nas regiões Norte e Centro, em especial nas zonas montanhosas, passando gradualmente a regime de aguaceiros. 

Na região Sul, a chuva será essencialmente na tarde de dia 4, mas em quantidades menores.

O vento irá intensificar no final de dia 3, soprando moderado a forte no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Espichel, com rajadas até 85 km/h, sendo forte nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 95 km/h, embora nas serras do Gerês e da Estrela possam atingir valores de 100 km/h.

 O vento rodará gradualmente para oeste a partir do final da manhã e diminuirá a sua intensidade

.A situação mais gravosa nesta situação meteorológica será a agitação marítima, que irá aumentar a partir do final da tarde de dia 4, com ondas de noroeste entre 7 a 9 metros de altura significativa, podendo pontualmente atingir altura máxima até 14 a 16 metros. 

A partir da tarde de dia 5, a altura significativa das ondas irá diminuir, mantendo-se superior a 4 metros até ao final de dia 6.Salienta-se ainda que a referida superfície frontal fria deverá atravessar o arquipélago da Madeira durante o final de dia 4, embora sem severidade. O aumento da agitação marítima será o mais significativo, com ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa no dia 5 na costa norte da ilha da Madeira e de Porto Santo.Devido a esta situação meteorológica, aconselha-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos. 

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/ Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Sex, 03 Nov 2023 18:04:01