Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

27.7.11

ANTICICLONE





  Tanto vento de nortada , algum desconforto térmico para esta época do mês, já bem entrado o Verão.

 A culpa é do Sr: Anticiclone dos Açores que resolveu passear um tanto ou quanto fora dos seus terrenos habituais ou, antes, andar de candeias às avessas com depressões  ( também ele coitado ) ondulações e cristas anticiclonicas.

 Fui então tentar saber o que é um anticiclone. 

Consultei quem sabe e... eis o que encontrei .

    "    O que é um anticiclone ?

 Antes de mais, anticiclone não significa  " anti tempestade ", porque " ciclone " não significa tempestade, a não ser numa corrupção de informação.

 Todas as grandes tempestades da atmosfera terrestre são centros de pressão baixa, centros ciclónicos: mas quase nenhuns centros ciclónicos chegam a ser tempestades.

   ANTICICLONE 

- É um centro de pressão atmosférica em que o ar atmosférico, mais frio e mais pesado, em cima, desce, aumentando a pressão junto ao solo: é um centro de pressão atmosférica alta, ou  " uma Alta " na gíria. Ao contrário, um ciclone é um centro de pressão atmosférica em que o ar atmosférico, mais quente e mais leve, em baixo, junto ao solo, sobe  - como o balão de ar quente  - baixando a pressão junto ao solo: é  um centro de pressão baixa, depressão ou  " uma Baixa ".

   Pensemos no esquema seguinte, simples: sobre uma região em que o ar seja mais quente que nas vizinhanças, o ar aquece e, porque o ar quente é mais leve que o ar frio, o ar quente sobe na atmosfera, como um balão de ar quente, como o  " balão de S. João ". Ao subir, o ar quente provova uma rarefacção de ar junto à superfície, ou seja, um abaixamento de pressão, ou um centro de pressão baixa: uma depressão, um ciclone. Mas o ar quente que sobe ( e a esta subida chama-se convecção , arrefece e torna-se mais pesado do que era; mas é  " empurrado " para cima pelo ar quente que vem de baixo . Então, este ar arrefecido tem que se afastar da coluna de ar que subiu, até que, por se ter tornado mais pesado, começa a descer  ( e esta descida chama-se subsidência ), comprimindo o ar que está por baixo e forçando-o a afastar-se, na base.

   Entretanto, por compressão, o ar aqueceu, chega à superfície e afasta-se. Por compressão formou-se uma região de pressão alta, um anticiclone.

  Facilmente se conclui que há circulação do ar atmosférico das  " altas " para as  " baixas ", à superfície, e das " baixas " para as  " altas ", em altitude ( sem que esta  " altitude " seja muito alta... ).
   No Hemisfério Norte, em torno dos anticiclones o ar roda no sentido dos ponteiros do relógio, para a direita, e em torno das depressões, ou ciclones, roda no sentido oposto, para a esquerda.

  Também se conclui que uma área anticiclónica deve ter  " céu geralmente limpo ", o que as imagens de satélite mostram ser  " quase verdade "  " ( * 1 )

( * 1 - Extracto do livro O ANTICICLONE DOS AÇORES .
           Obra de Anthimio de Azevedo. *

* Anthimio José de Azevedo .
 Nasceu em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores, a 27 de Abril de 1926. Licenciado em Ciências Geofísicas, especializado em Meteorologia.