Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.7.23

Jornada Mundial da Juventude 2023. Antevisão meteorológica.

 

Jornada Mundial da Juventude 2023

Previsão IPMA - JMJ2023 2023-07-28 (IPMA)

Previsão Meteorológica, 1 a 6 agosto

Nos dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o estado do tempo em Portugal Continental irá ser influenciado por um padrão meteorológico típico de verão, com um anticiclone localizado na região dos Açores e por uma depressão de origem térmica centrada na Península Ibérica. A partir de dia 4, esta depressão deverá persistir no sul da Península e originar um fluxo de leste sobre o Norte e Centro do território continental.

 

Grande Lisboa (1 a 6 de agosto)

O céu estará em geral limpo, apresentando-se, muito nublado por nuvens baixas durante a madrugada e manhã dos dias 1, 2 e 3 agosto. Até dia 3, a temperatura irá variar entre valores mínimos de 18 e 20°C e máximos de 28 a 29°C. Entre os dias 4 e 6 de agosto, prevê-se uma subida da temperatura máxima, com valores que deverão variar entre 32 e 35°C. Desta forma, enquanto que até dia 3 é expectável que o desconforto térmico, devido a temperaturas elevadas, se concentre entre as 12 e as 15 horas locais, a partir de dia 4 o desconforto térmico deverá ocorrer entre o meio da manhã e o final da tarde, sendo naturalmente maior a meio do dia. O vento irá começar por soprar moderado de noroeste, com mais intensidade no período da tarde (regime de nortada), com tendência para diminuir de intensidade a partir de dia 3 e passando a ser por vezes de nordeste.

 

Fátima (5 de agosto)

O céu estará limpo e a temperatura irá variar entre um valor mínimo de 17°C e um valor máximo de 35°C. O vento irá soprar em geral fraco de nordeste.

 

Microsite de apoio à JMJ 2023

O IPMA irá apoiar os participantes da JMJ 2023 através da criação de um microsite com informação meteorológica de consulta rápida, com informação para 3 locais na cidade de Lisboa, representativos das zonas onde se espera maior afluência de participantes. Esse microsite, disponibilizado em português e inglês, terá previsões atualizadas diariamente para um período de 5 dias e será disponibilizado a partir de segunda-feira, 31 de julho, com a indicação do respetivo link através da página principal do site do IPMA.