A Praia da Ribeira ou Pescadores está localizada no centro da Vila de Cascais em Portugal, é uma das mais conhecidas e visitadas pelos turistas e moradores locais.



Praia Ribeira ou Pescadores em Cascais

Praia Ribeira ou Pescadores em Cascais 

Essa praia tem dois nomes, Ribeira e Pescadores, mas tem sua história e significado.
  • Ribeira porque ali desagua a Ribeira das Vinhas que nasce na serra de Sintra e desagua em Cascais;
  • Pescadores porque tem um cais de embarcações onde é descarregado os pescados para depois ser comercializados em lota (leilão).



Família Real na praia


No ano de 1870 como era moda banho de mar, a Família Real escolheu Cascais para instalar sua casa de verão, precisamente no Palácio da Cidadela, e transformou essa vila na Rainha das Praias Portuguesas.
O Rei D. Luís e sua esposa D. Maria Pia e seus filhos D. Carlos e D. Afonso se encantaram com as belezas da Vila, e Cascais ficou conhecida em todo Portugal. 
Após a morte de seu pai, o Rei D. Carlos continuou aqui frequentar, e amar a Vila de Cascais.



O Banho de Mar da Realeza

 

Quando o Rei descia do Palácio da Cidadela para seu banho de mar na Praia da Ribeira e dar braçadas na baía, a Bandeira Nacional era hasteada no mastro da praia, para anunciar a presença de um monarca ao mar.
O fato-de-banho às riscas que lhe cobria os ombros e chegava aos joelhos era vestido e despido na barraca real instalada na areia da praia de Cascais – Portugal.

Em 1889 a avenida que liga a Cidadela a Praia da Ribeira recebeu o nome de D. Carlos I, essa ligação atraiu muitos ricos que começaram a construir suas casas de férias.
Começa a impulsionar a modernização da Vila de Cascais – Portugal, e nesse momento muitos palacetes são construídos a beira mar.

Casas e Palacetes

 

Podemos destacar a Casa onde morou a escritora e poetisa Maria Amália Vaz de Carvalho, que hoje é um restaurante que se destaca na orla. 
Também o Palácio Seixas, que anteriormente era residência da família Aires de Ornelas no antigo Forte de Santa Catarina. Henrique Maufroy de Seixas em 1920 adquiriu a propriedade dos herdeiros e construiu o Palácio, que hoje é propriedade da Marinha Portuguesa.







Como Chegar.

A Praia da Ribeira está localizada no centro da Vila de Cascais e deve o seu nome ao facto de ali desaguar a Ribeira das Vinhas. Esta praia é tradicionalmente uma praia de pescadores que dispõe de um cais para embarcações onde é descarregado o pescado que depois é comercializado na Lota. É por este motivo que esta praia é também conhecida por Praia dos Pescadores ou Praia do Peixe. A Praia da Ribeira encontra-se envolvida pela Baixa de Cascais – zona de grande interesse urbano. Na sua envolvente podemos encontrar a Câmara Municipal de Cascais, o edifício da Capitania de Cascais – Palácio de Seixas, a Lota de Cascais, entre outros. Embora apresente uma boa qualidade da água que é monitorizada durante a época balnear, esta praia não está classificada como de uso balnear.

Estacionamento limitado e pago.
 Acesso à Praia:
 De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia ou deslocar-se no BUSCAS De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé ou deslocar-se no BUSCAS.
 Acesso ao areal por escadas e rampa.