Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

11.10.13

RICHARD WAGNER


Em Julho de 1854, Wagner tomou conhecimento duma obra de Schopenhauer, " O Mundo como vontade e como Representação ", e ficou profundamente impressionado.

 No Outono, escreveu a Liszt: " Visto que, na minha vida, nunca encontrei a ventura do amor, quero erguer, a este sonho, um monumento, no qual este amor se exprimirá livremente, do princípio ao fim. Tenho, em mente, um projecto de Tristão; a mais simples, a mais farta, das concepções musicais: a obra acabada com o véu negro, que flutua no fim. Envolver-me-ei nele para morrer " .



   Mas é inegável que, sem o amor que não tarda o artista a sentir por Matilde Wesendonck, a obra nunca teria sido escrita.

Matilde Wesendonck
Wagner
  Foi, em 1857, que Wagner, passando dias de felicidade na " colina verde ", perto de Zurique, iniciou a realização de Tristão.
 Acabou o primeiro acto, mas afastou-se em Agosto de 1858, para terminar Tristão, um ano mais tarde.
 Tudo, nesta obra excepcional, exprime o amor: o carácter uniforme da música, unicamente composta destes famosos acordes de sétima nunca saciados; a atmosfera do drama, a filosofia da obra.

 Numa trintena de leitmotive, metade exprime o amor de Tristão sob todas as formas: temas de amor, de desejo,de visão, de filtro do amor, de impaciência, de ardor, de arrebatamento apaixonado, etc.

 Os outros temas são consagrados à morte, considerada com o meio de libertação do amor. Não há, sem dúvida, obra mais profundamente sexual e, de resto, quando foi concluída, a paixão de Wagner extinguiu-se.

   A história de amor com Matilde Wesendonck terminou.

   Foi no final do período da juventude que o artista criou este tipo de obra de arte. Wagner tinha então quarenta e três anos quando escreveu Tristão.





Richard Wagner

Compositor
 
Wilhelm Richard Wagner foi um maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão, primeiramente conhecido por suas óperas. As composições de Wagner, particularmente essas do fim do período, são notáveis por suas texturas complexas, harmonias ricas e orquestração, e o elaborado uso de Leitmotiv: temas musicais associados com caráter individual, lugares, ideias ou outros elementos. Por não gostar da maioria das outras óperas de compositores, Wagner escreveu simultaneamente a música e libreto, para todos os seus trabalhos.