Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

26.6.19

NOZES - AS SUAS VANTAGENS PARA A SAÚDE

Segundo um artigo divulgado na publicação Fashion Magazine, as nozes são ricas em polifenois (substâncias antioxidantes) e quando ingeridas sete unidades diariamente, o organismo torna-se mais forte e capaz de lutar contra radicais livres, responsáveis por danificar as células e por doenças como cancro e cardiovasculares.
Embora indique que a população não consome a dose diária recomendada de nozes, a investigação da Universidade da Pensilvânia revela ainda que os níveis de antioxidantes deste fruto seco são mais elevados do que os encontrados em outros alimentos e que proporciona ainda boas quantidades de ácidos gordos, vitaminas e proteínas, assumindo, assim, a posição de melhor superalimento natural.

AS MINHAS NOZES    (Foto J.P.L. )

Joe Vison divulgou ainda sete benefícios de ingerir este fruto seco:

1 – Prevenção do cancro da mama

Um estudo realizado na Universidade Marshall, também nos Estados Unidos, revelou que as nozes podem ajudar a prevenir o cancro da mama. Os investigadores realizaram uma experiência com roedores, na qual um grupo recebeu o equivalente a 56 gramas de nozes e o outro não consumiu uma grama sequer do alimento.
O resultado apurou que aqueles que consumiram as nozes diminuíram os riscos de desenvolvimento da doença em cerca de 50%. E mesmo os membros desse grupo de ratos que tiveram a doença, apresentaram tumores de tamanho mais reduzido, comparativamente aos bichos que não haviam consumido o fruto seco.

2 - Perda de peso

O seu elevado teor de proteínas e fibras promove a saciedade ao organismo. Adicionalmente, os compostos anti-inflamatórios das nozes, como o ómega 3, combatem a inflamação. Problema esse que propicia o desenvolvimento da obesidade e até de doenças mentais, como a depressão.

3- Saúde dos ossos

 Comer nozes diminui as taxas sanguíneas de componentes do colágenio que servem como indicativo do volume do osso. Quando os seus níveis estão baixos, tal é sinal de estabilidade e de menor perda de mineral nos ossos.

4 - Saúde cardiovascular
Os benefícios das nozes também se aplicam à saúde cardiovascular. O fruto seco contribui para a diminuição dos níveis do colesterol mau, o LDL, melhorando igualmente a qualidade do sangue, na medida em que reduz o risco de coagulação e de inflamação excessiva e melhora a função das células endoteliais, que estão presentes no interior dos vasos sanguíneos.

5 - Ajuda na prevenção o cancro da próstata

Estudos também já comprovaram que o consumo de sete nozes por dia representa uma redução significativa do risco de desenvolvimento de cancro da próstata.

6 - Saúde do cérebro

A noz tem propriedades nutricionais positivas para o cérebro. Por ser fonte de folato, uma vitamina do complexo B que é essencial para que o cérebro funcione adequadamente, além de atuar na capacidade cognitiva, mental e emocional. Pesquisas realizadas no Instituto de Medicina Funcional, na Flórida, nos Estados Unidos, revelaram que mais de 40% dos diagnósticos de depressão surgem pela deficiência de folato.

7- Ajuda na prevenção da diabetes

Um estudo publicado no periódico científico Journal of Nutrition concluiu que mulheres que consumiram 28 gramas de nozes duas vezes por semana diminuíram o risco de desenvolver a doença em 24%.