Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

7.12.11

NOVEMBRO DE 2011. ANÁLISE CLIMATOLÓGICA

                        Precipitação em Novembro superior ao normal                              2011-12-07 (IM)

 
CHUVA NO HORIZONTE ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
                                                                                                          
Novembro caracterizou-se como um mês chuvoso devido à aproximação e passagem de sistemas frontais no continente, com transporte de ar húmido muito instável.

Nos dias 2 a 4, 9 e 10, 12 a 14, 18 e 19 verificou-se ocorrência de precipitação muito forte, acompanhada por vezes, de trovoada e granizo em todo o território continental e de neve na serra da Estrela.

Na região de Lisboa, no dia 19 ocorreram períodos de precipitação muito intensa que provocaram inundações, nomeadamente nos concelhos de Cascais (Parede) e Oeiras. 
                                             
Em novembro o total de precipitação mensal foi superior ao valor normal 1971-2000 com uma anomalia de +48.9mm, classificando-se o mês como chuvoso em todo o território do continente e muito chuvoso na região de Lisboa.

Em média registaram-se 12 dias com precipitação no continente, valor superior à normal 1971-2000 que é de 9 dias. Foram ainda ultrapassados os maiores valores diários de precipitação em algumas estações meteorológicas.

Os valores médios das temperaturas do ar observados (máxima, média e mínima) foram próximos do normal para a época.*


 RESUMO MENSAL
 Boletim climatológico mensal de novembro 2011 Produzido por Instituto de Meteorologia, I.P.

 Também disponível em www.meteo.pt 

Novembro caracterizou-se como um mês chuvoso devido à aproximação e passagem de sistemas frontais, por vezes transportando ar húmido e muito instável.

 Nos dias 2 a 4, 9 e 10, 12 a 14, 18 e 19 verificou-se mesmo ocorrência de precipitação muito forte, acompanhada por vezes, de trovoada, granizo e de neve na serra da Estrela.

 Na região de Lisboa, no dia 19 ocorreram períodos de precipitação muito intensa, provocando inundações na Parede (concelho de Cascais) e Oeiras

  Assim, em novembro, o total de precipitação mensal foi superior ao valor normal 1971-2000 em +48.9mm, classificando-se o mês como chuvoso em todo o território do Continente, sendo muito chuvoso na região de Lisboa.

 O número de dias com precipitação superior ou igual a 1mm foi superior ao normal 1971-2000.

 Também se registaram valores elevados da quantidade de precipitação diária, os quais ultrapassaram os anteriores maiores valores diários em algumas estações meteorológicas.

 O valor médio da temperatura máxima do ar foi inferior ao valor normal em -0.21ºC, o valor médio da temperatura média foi próximo do normal, -0.01ºC e o valor médio da temperatura mínima foi superior em +0.18º