Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.4.23

O pós-ralhete nos bastidores. Santos Silva justificou "fúria" a Costa, a...

ABRIL. CALORES MIL !

 

Valores Máximos de Temperatura

2023-04-27 (IPMA)

O IPMA atualiza a informação dos novos valores extremos da temperatura máxima do ar em abril de 2023, registados para o território Continental Português resultantes da circulação atmosférica - anticiclone localizado junto à Península Ibérica - que transportou uma massa de ar quente e seca com origem no norte de África, para a região da Península Ibérica.

Esta situação meteorológica, que está a influenciar o estado tempo no território Continental, dará origem a uma terceira onda de calor em diversas regiões do Pais das quais se destacam: Alentejo, Lezíria do Ribatejo e Beira Interior.

Até às 17h do dia 27 registaram-se novos recordes de temperatura máxima do ar para o mês de Abril:

  • Em 61 % das estações foram ultrapassados os valores extremos de temperatura máxima do ar;
  • 45 % das estações registaram novos extremos de temperatura máxima do ar, no dia 27;
  • Em 11 estações os recordes alcançados no dia 26, foram ultrapassados, hoje dia 27.

De realçar que o valor máximo extremo para o mês de Abril, 36ºC no Pinhão registado em 1945, foi ultrapassado no dia 27 em 6 estações:

  • 36.9º C, Mora; 36.7 °C, Amareleja; 36.5 °C Neves Corvo; 36.3 °C, Alcácer do Sal; 36.2 °C, Alvalade/Sado; 36.1 °C, Portel.

 

Consulte a lista de Extremos de Temp. Máxima - mês de abril (em 27/04/2023 16:50), na tabela abaixo.