Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

13.8.11

COBRE VELHINHO. PATRIMÓNIO EDIFICADO

FACHADA NORTE ( Foto de J.P.L. Agosto de 2011 )


Eis aqui um dos mais remotos exemplares da arquitectura tradicional portuguesa que ainda existe aqui no Cobre.

 Fazendo parte das minhas memórias de infância sempre a vi ali, situada no então chamado " alto do Cobre " era habitação de um amigo cuja presença no meu espírito se foi desvanecendo com o decorrer dos anos permanecendo, contudo, as tais memórias.



COBRE ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )    
FACHADA NASCENTE ( Foto de J.P.L. Agosto 2011 )
                                                                          
FANTÁSTICO MURO DE PEDRA SOLTA DE MOROSA E MUITO DIFÍCIL EXECUÇÃO   (Foto de J.P.L. 13 de Agosto de 2011 )



A casa foi " vendo " serem edificadas ao seu redor diversas habitações,  todas com uma traça diferente e moderna derrubando as então existentes ou o arvoredo, ou o campo de cultivo. 

Assim desapareceram uma leira onde se debulhava o milho, assim desapareceu uma velha árvore onde nós crianças recolhia-mos as folhas para alimentar os bichos da seda e, em resumo, se perderam muitas outras coisas belas, tal como uma alfarrobeira, já centenária era eu garoto.

Da fachada virada para o norte que se vislumbrava toda a Serra de Sintra hoje em dia  jamais " olhará " para o seu perfil  obstruído por moradias. 

De nascente foram os campos, as árvores,  umas modestas casas térreas, a tal leira e velhos caminhos.




 FACHADA NASCENTE ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
RURALIDADE PRESENTE ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
                                                                                                                         

Olhando para noroeste as extensas terras semeadas, casas várias e até um moinho tudo " viu " o tempo apagar. 

Se observar-mos da sua janela a paisagem, para o lado poente, ainda veríamos ao longe alguns pinheiros dispersos mas, das terras, onde autrora os roseirais, os trigais, os milheirais salpicavam de cor e aroma a campesina aldeia apenas casario sem graça nem estética predominam no local.

 Até quando esta velha relíquia se aguentará em pé não sei, dado que nos seus muros vetustos já se encontra afixada a sinalética correspondente ao desejo de venda da propriedade.




AO FUNDO A IMAGEM DA ADEGA. ( FACHADA POENTE ) Foto de J.P.L.Ano 2011 )
   Não me cabe fazer qualquer juízo de valor quanto a estas intenções como é óbvio mas não deixo de lamentar  o futuro que lhe adivinho.

 Que bom seria que a municipalidade, no seu todo, tivesse para com estes edifícios de antanho um olhar protector, do qual, estou em crêr, as gerações vindouras leriam um pouco da nossa história rural.  


     
O MURO DE PEDRA SOLTA ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
A placa toponímica. ( fachada norte. )     ( Foto de J.P.L. Agosto de 2011 )
                                                                                                                                                      
   Os tempos não estão de feição para investimentos na área do património edificado, e poderá ser este mais um daqueles casos em que, em breve, restarão algumas fotos e pouco mais para a nossa história cascalense.