Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

30.10.12

GALINHOLAS NO OUTONO

Tenho todo o gosto em apresentar aqui este meu trabalho recente em que tentei reproduzir a fuga de duas galinholas, ante a presença do meu Pointer.

O CÃO QUE SERVIU DE MODELO PARA A TELA ( Foto de J.P.L. 10 -2012 )
 Na Península Ibérica (sobretudo região cantábrica), as primeiras galinholas chegam entre a segunda e terceira semanas de Outubro, mas as grandes vagas migratórias pós-nupciais só ocorrem em Novembro/início de Dezembro (Lucio et al., 1993; Ballesteros, 1998); a migração primaveril, normalmente, inicia-se entre o final de Fevereiro e o início de Março.*

*Texto: Associação Nacional de Caçadores de Galinholas

UMA RARA VISÃO ( Foto de J.P.L. Ano 2012 )




Também nós à semelhança dos espanhóis temos mais que um nome para esta ave, sendo que na zona sul nomeadamente no Algarve é chamada de “Gamarra” e, um pouco por todo o país e sobretudo na gíria dos caçadores de Galinholas é também muito utilizado o termo “Bicuda” *

Texto: Canil Pedra da Mua .